Aviso de pauta: empresários da Amazônia ocidental conhecerão hoje o Portal Amazônia Negócios
Uma rede social com um objetivo inovador: integrar a economia de uma das regiões mais ricas do planeta e que ocupa 61% do território brasileiro. Esse é o Portal Amazônia Negócios, uma iniciativa da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), da Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA) e da Ação Pro-Amazônia, que une federações de indústria dos estados da Amazônia Legal.
O Portal será apresentado hoje, 30, em Manaus (AM), no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM). Foram convidados para o lançamento secretários de estado da indústria e comercio da Amazônia Ocidental, presidentes de federações de indústria e agropecuária, além de representantes de empresas e da comunidade acadêmica da região.
O Portal Amazônia Negócios é um projeto do Programa de Integração Intrarregional da Amazônia, vinculado ao Plano Regional de Desenvolvimento da Amazônia (PRDA), com o objetivo de integrar fornecedores de produtos e serviços dos estados da Amazônia Legal (Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Rondônia, Roraima, Pará e Tocantins).
O Portal se divide em duas funções: a primeira é uma rede social de negócios, onde empresas podem se cadastrar e divulgar produtos e serviços que oferecem ou necessitam; e a segunda é um portal de notícias especializado em economia, indústria, comercio e serviços, com foco na região.
O cadastro na plataforma é simples, para estimular o máximo de empresas a fazê-lo, e as federações estaduais de indústria e comércio farão a validação e análise desses cadastros, de modo a garantir a confiabilidade das informações.
O empresário controla que dados sobre suas áreas de atuação, produtos e parte financeira ficam acessíveis ao público. Podem ser anexados no perfil da empresa vários documentos, que tem a capacidade de constituir um verdadeiro portfólio do negócio em questão. A partir dos dados cadastrados, a própria plataforma também faz sugestão de parcerias entre membros da rede com interesses em comum. Os compradores, por sua vez, podem fazer uso de vários filtros para encontrar o que procuram, como perfil empresarial (indústria, serviços, comércio), tamanho do negócio e produtos comercializados.
A expectativa é que os estados conheçam seus diferenciais e aumentem os negócios entre si, já que estudo realizado pela Sudam indicou que os negócios intrarregionais na Amazônia são muito limitados em comparação com o volume de negócios que a região estabelece com outras regiões do país.
Serviço:
Lançamento do Portal Amazônia Negócios
Data: 30 de maio, às 18h
Local: Auditório da FIEAM
(Av. Joaquim Nabuco, 1919 Centro- Manaus- AM)
Publicação: 30/05/2014
Texto: Uriel Pinho (Estagiário/Ascom)
Redes Sociais