Sudam sugere maior presença do BNDES na Amazônia
"A Sudam continua insistindo e pedindo ao BNDES que, como no Nordeste, instale uma agência na região”. Essa foi a manifestação do diretor da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), Inocêncio Gasparim, em nome do superintendente da Sudam, Djalma Mello, durante o Seminário “O BNDES e a Agenda de Desenvolvimento da Amazônia”, ocorrido no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), nos dias 29 e 30 de maio.
Na ocasião, foi lançado o livro “Um Olhar Territorial para o Desenvolvimento: Amazônia”, uma coletânea dos técnicos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que foi debatido durante o seminário. Participaram, ainda, na abertura do evento, a governadora em exercício do Pará, desembargadora Luzia Nascimento, o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, presidente da Fiepa, José Conrado Santos, e representantes da Suframa, Banco da Amazônia, entre outros.
Os técnicos do BNDES vieram a Belém para debater com o empresariado temas voltados ao Desenvolvimento Regional. “O mais positivo é o BNDES vir para a Amazônia, com boa parte do seu corpo diretor, para dialogar com a Amazônia, porque as demandas, pessoas e problemas vão ficar mais próximos deles”, afirmou Gasparim que, além da instalação da região, pediu, ainda, ao BNDES o que chamou de “um olhar bem generoso” ao projeto de Ciência, Tecnologia e Inovação (C,T&I) que os secretários da Amazônia que expuseram no evento. Ele transmitiu a oferta da Sudam de bases físicas para a instalação de um grupo para iniciar os estudos para a implantação dessa agência, nas dependências da Sudam.
Publicado em: 02/06/2014
Texto: Marilena Vasconcelos
Redes Sociais