Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Home > Últimas Notícias > Sudam vai capacitar mulheres para a construção civil em Macapá
Início do conteúdo da página

Sudam vai capacitar mulheres para a construção civil em Macapá

Criado: Segunda, 20 de Janeiro de 2014, 12h12 | Publicado: Segunda, 20 de Janeiro de 2014, 12h12 | Última atualização em Sexta, 20 de Novembro de 2015, 10h48

 

 

A Sudam e o governo do Estado do Amapá firmaram parceria para capacitar mulheres de baixa renda na área da construção civil. O convênio foi assinado no final de 2013 e terá investimento de cerca de R$ 290,9 mil da Sudam. Os termos para a realização do curso foram tratados na manhã desta segunda-feira, 20, entre o superintendente da Sudam, Djalma Mello, o secretário de estado do trabalho e empreendedorismo do Amapá, Sivaldo Brito, e a deputada federal Fátima Pelaes (PMDB/AP). Mello assinou a liberação dos recursos e disse que a prioridade será para mulheres de baixa renda.

 

O Programa “Mulheres na Construção Civil” foi idealizado pela Sudam e já capacitou 100 mulheres em Manaus. O programa dessa vez será trabalhado na cidade de Macapá (AP) e abrirá vagas para capacitar mais 100 mulheres, visando a inclusão social no setor produtivo, a fim de combater a discriminação e a vulnerabilidade da população feminina.

 

Segundo a Coordenadora de Desenvolvimento Social da Sudam, Paulizena Esteves, o projeto de Qualificação Profissional de Mulheres para Inserção no Mercado de Trabalho da Construção Civil em Macapá ofertará vagas para os perfis de azulejista e pintora de obras, com uma carga horária total de 304 horas. As aulas abordarão desde o conhecimento geral até a história das profissões, além de adquirir competências e habilidades específicas, procurando motivar sempre o trabalho em equipe e o espírito empreendedor.

 

 A primeira turma, com cerca de 40 mulheres, tem início previsto para março. As alunas que concluírem a capacitação, além de receberem certificado serão cadastradas no Sistema Público de Trabalho, Emprego e Renda, que servirá de mediador dessa mão de obra junto às empresas locais. Os cursos serão divulgados nos bairros periféricos de Macapá e a seleção das participantes será feita através do Sistema Público de Trabalho, Emprego e Renda de forma itinerante na ação “Banco de Talentos”. Segundo o secretário Sivaldo Brito, a seleção terá ainda a parceria do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil do Amapá e do Sindicato dos Empregadores. “O objetivo é garantir que as mulheres capacitadas já saiam do curso com o emprego garantido”, informou.

 

Ações no AP

Durante a reunião, na sede da Sudam, o superintendente Djalma Mello e a deputada Fátima Pelaes trataram de diversos assuntos de interesse do Amapá, entre eles ações de prevenção a desastres no Estado. Segundo Pelaes, há demandas de municípios para a capacitação de agentes de defesa civil e aquisição de veículos para estruturação das secretarias que atuam nessa área. Mello também colocou a Sudam à disposição para treinar técnicos municipais e estaduais do Amapá no acesso ao Siconv (Sistema de Convênios do Governo Federal). A deputada informou que já há uma previsão para a formação de 18 servidores com a parceria da Universidade Federal. A Sudam vai disponibilizar os instrutores e material de didático.  

 

  

A deputada Fátima Pelaes solicitou à Sudam a realização de uma oficina para o setor empresarial do Amapá na elaboração de projetos para os instrumentos de atração de investimentos da Sudam. “Os empresários do Amapá querem conhecer melhor esses instrumentos e apresentar projetos à Sudam”, informou.

 

Publicação: 20/1/14

Texto: Leidemar Oliveira

Fim do conteúdo da página