Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Home > Últimas Notícias > Casa Civil da Presidência da República iniciará a implementação do Plano Marajó
Início do conteúdo da página

Casa Civil da Presidência da República iniciará a implementação do Plano Marajó

Criado: Terça, 27 de Agosto de 2013, 10h48 | Publicado: Terça, 27 de Agosto de 2013, 10h48 | Última atualização em Sexta, 20 de Novembro de 2015, 10h47

O arquipélago do Marajó, conhecido nacionalmente pelas suas belezas naturais, é uma região com um dos menores PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil e também concentra os menores índices de desenvolvimento humano, segundo recente pesquisa divulgada pelo Ipea. Em 2006, o Governo Federal, com o apoio metodológico da Sudam, elaborou o Plano de Desenvolvimento Territorial Rural Sustentável do Marajó com o objetivo de implementar ações, sobretudo nas áreas da saúde, educação e energia. No final de 2012 o Governo Federal, a partir de uma articulação das lideranças locais, retomou o debate acerca de sua execução.

Com o objetivo de iniciar a implementação do Plano Marajó, a Casa Civil da Presidência da República e o Ministério da Integração Nacional vão empossar e realizar a primeira reunião da Coordenação Executiva do Plano, formada pela Sudam, Dnit, MDA, Incra, Caixa Econômica Federal e Funasa. O evento acontece nesta quarta-feira, 28, na sede da Sudam, em Belém.

Durante a reunião, os gestores federais vão produzir a agenda de trabalho 2013/2014, elegendo ações concretas e imediatas para a implementação de políticas públicas nas áreas de ordenamento territorial, regularização fundiária, fomento às atividades produtivas, inclusão social e cidadania, infraestrutura e gestão do Plano. Para cada ação pelo menos um projeto deverá ser eleito para ser executado até o final de 2014.

A reunião contará com a presença de representantes da Casa Civil, Ministério da Integração, Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, gestores federais do Pará, prefeitos do Marajó e lideranças locais do arquipélago.

Publicação: 27/8/13

Texto: Leidemar Oliveira

Foto: município de Breves, no Marajó

Fim do conteúdo da página