Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Home > Últimas Notícias > Sudam incentiva debate sobre “Economia Verde” e “Desenvolvimento”
Início do conteúdo da página

Sudam incentiva debate sobre “Economia Verde” e “Desenvolvimento”

Criado: Terça, 03 de Setembro de 2013, 16h31 | Publicado: Terça, 03 de Setembro de 2013, 16h31 | Última atualização em Sexta, 20 de Novembro de 2015, 10h47

 

 

 

 

"Economia verde, desenvolvimento e mudanças econômicas globais” é o tema central do Congresso Brasileiro de Economia (CBE) 2013, que acontece de 4 a 7 de setembro, em Manaus. Compreendendo a importância da temática frente ao desafio de conciliar desenvolvimento e sustentabilidade ambiental, a Sudam é uma das patrocinadoras do evento e estará presente em toda a programação do CBE.

 

 Organizado pelo Conselho Regional de Economia do Amazonas (Corecon) o CBE 2013 demonstra a preocupação e o compromisso da categoria dos economistas com a busca de soluções que possam proporcionar desenvolvimento econômico aliado à preservação do meio ambiente e ao aprimoramento da qualidade de vida para a população. Por "economia verde" entende-se a busca pela associação da sustentabilidade ambiental e erradicação da pobreza, como premissas de uma economia que se assente em dinâmicas produtivas com baixa emissão de carbono e eficiência no uso de recursos e seja comprometida com a inclusão social, especialmente daqueles desprovidos do mínimo para vida digna.

 

 Tendo como pano de fundo o debate “Economia Verde” e “Desenvolvimento” o Congresso pretende debater e responder a algumas questões como: podem os mesmos padrões de consumo vigente no mundo rico ser expandido para todas as nações? Os instrumentos, métodos e teorias econômicas vigentes são suficientes para lidar com a inclusão do ambiente e as demandas sociais nos cálculos econômicos? As transformações econômicas globais facilitam ou criam obstáculos para que a qualidade de vida na Terra amplie-se, tanto social quanto ambientalmente? Nesse cenário em convulsão qual é a agenda prioritária para os economistas, para as instituições que os formam e os representam, para as agências que os empregam para os planos de governo e para os cidadãos?

 

 Além de incentivar a realização do evento, a Sudam terá um estande com cartilhas, folders, revistas e cópias do Plano Regional de Desenvolvimento da Amazônia (PRDA) para serem distribuídos aos participantes. Ao longo do evento, a Superintendência participa também de debates e palestras relacionados ao tema do desenvolvimento da Amazônia.

  

Texto: Leidemar Oliveira

Publicação: 2/9/13

Foto: Reprodução / Google

Fim do conteúdo da página