Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Home > Últimas Notícias > Defesa Civil da Sudam destaca importância da prevenção em evento sobre Mudanças Climáticas
Início do conteúdo da página

Defesa Civil da Sudam destaca importância da prevenção em evento sobre Mudanças Climáticas

Criado: Segunda, 09 de Setembro de 2013, 18h05 | Publicado: Segunda, 09 de Setembro de 2013, 18h05 | Última atualização em Sexta, 20 de Novembro de 2015, 10h47

 

 

“Na Amazônia não existem grandes desastres, mas sim desastres cíclicos, recorrentes, constantes, que afetam, principalmente, o pequeno produtor e a agricultura familiar que, em sua maioria, dependem de financiamentos bancários”. A afirmação é da titular da Coordenação de Defesa Civil (CORDEC) da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), Adelaide Nacif, durante o XVIII Congresso Brasileiro de Agrometeorologia e VII Reunião Latino-Americana, ocorrido em Belém, de 02 a 06 de setembro, no Centro de Eventos Benedito Nunes, na Universidade Federal do Pará (UFPA). O Tema principal do evento foi “Cenários de Mudanças Climáticas e a Sustentabilidade Socioambiental e do Agronegócio na Amazônia”.

 

 

O evento destacou a produção técnico-científica de questões fundamentais para a economia regional. A Sudam foi uma das patrocinadoras e participou com um stand destinado à divulgação das ações e atividades desenvolvidas pela autarquia, especialmente as voltadas para a Proteção e Defesa Civil na Amazônia.

 

 

Adelaide Nacif participou da Mesa Redonda sobre o tema “Sensoriamento remoto aplicado à agricultura” e ministrou palestra sobre o “Monitoramento de eventos extremos na Amazônia sob a ótica da transversalidade”. Ela lembrou que, de acordo com a Política Nacional de Defesa Civil, a CORDEC prioriza ações preventivas destinadas a minimizar os desastres e restabelecer a normalidade. Ela falou da importância da pesquisa e da informação para a prevenção de eventos extremos no Brasil todo, mas, especialmente na Amazônia.  Nacif destacou o trabalho interdisciplinar da Defesa Civil na Amazônia. “Estamos envolvidos com diversos pesquisadores de diversas áreas e instituições, realizando o monitoramento constante e emitindo boletins diariamente, justamente para alertar sobre os eventos e viabilizar a sobrevivência e a produção agrícola na região”, afirmou ela, lembrando que os boletins estão disponibilizados no site WWW.sudam.gov.br.

 

Publicação: 9/9/13

Texto: Marilena Vasconcelos

Fim do conteúdo da página