Defesa Civil da Sudam destaca importância da prevenção em evento sobre Mudanças Climáticas
“Na Amazônia não existem grandes desastres, mas sim desastres cíclicos, recorrentes, constantes, que afetam, principalmente, o pequeno produtor e a agricultura familiar que, em sua maioria, dependem de financiamentos bancários”. A afirmação é da titular da Coordenação de Defesa Civil (CORDEC) da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), Adelaide Nacif, durante o XVIII Congresso Brasileiro de Agrometeorologia e VII Reunião Latino-Americana, ocorrido em Belém, de 02 a 06 de setembro, no Centro de Eventos Benedito Nunes, na Universidade Federal do Pará (UFPA). O Tema principal do evento foi “Cenários de Mudanças Climáticas e a Sustentabilidade Socioambiental e do Agronegócio na Amazônia”.
O evento destacou a produção técnico-científica de questões fundamentais para a economia regional. A Sudam foi uma das patrocinadoras e participou com um stand destinado à divulgação das ações e atividades desenvolvidas pela autarquia, especialmente as voltadas para a Proteção e Defesa Civil na Amazônia.
Adelaide Nacif participou da Mesa Redonda sobre o tema “Sensoriamento remoto aplicado à agricultura” e ministrou palestra sobre o “Monitoramento de eventos extremos na Amazônia sob a ótica da transversalidade”. Ela lembrou que, de acordo com a Política Nacional de Defesa Civil, a CORDEC prioriza ações preventivas destinadas a minimizar os desastres e restabelecer a normalidade. Ela falou da importância da pesquisa e da informação para a prevenção de eventos extremos no Brasil todo, mas, especialmente na Amazônia. Nacif destacou o trabalho interdisciplinar da Defesa Civil na Amazônia. “Estamos envolvidos com diversos pesquisadores de diversas áreas e instituições, realizando o monitoramento constante e emitindo boletins diariamente, justamente para alertar sobre os eventos e viabilizar a sobrevivência e a produção agrícola na região”, afirmou ela, lembrando que os boletins estão disponibilizados no site WWW.sudam.gov.br.
Publicação: 9/9/13
Texto: Marilena Vasconcelos
Redes Sociais