FDA é via de grandes oportunidades para o Mercosul, afirma Superintendente

A Amazônia vive um momento de grandes perspectivas para a instalação de novos investimentos e o Fundo de Desenvolvimento da Amazônia (FDA) está totalmente alinhado a essas oportunidades. A afirmação, do superintendente, em exercício, da Sudam, Inocêncio Gasparim, foi um dos destaques do primeiro dia do 3º Fórum Multilateral de Negócios no Mercosul, que acontece em Belém até esta quarta-feira, 2. O evento reúne no Hotel Hilton Belém autoridades políticas e empresariais dos países que formam o Bloco Econômico sul-americano. O Fórum existe há três anos e tem entre os objetivos a integração econômica entre os países-membros.
Durante a palestra sobre oportunidades de negócios na Amazônia, Gasparim enumerou uma série de investimentos que encontram-se em fase de articulação, a exemplo das atividades mineral, logística de transporte e armazenagem, sobretudo aquelas relacionados à produção de grãos. “Há quatro grandes projetos que já procuraram a Sudam interessados em investir nessa área”, informou.

Prevendo um futuro breve de investimentos na região, Inocêncio Gasparim afirmou que o Governo Federal está com o “olhar” voltado para a infraestrutura de transporte a partir da Amazônia, com destaque para rodovias, ferrovias e portos, que se apresentam como importantes vias de escoamento da produção brasileira para o mercado internacional. Para ele, tais prospecções colocam a Amazônia em uma posição econômica de importante para a própria região, para o país e parceiros internacionais. “Nesse sentido, o FDA deve priorizar até o final deste ano financiamentos que passem por essa estratégia”, finalizou Gasparim.
Publicação: 1/10/13
Texto: Leidemar Oliveira
Redes Sociais