Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Home > Últimas Notícias > MI apresenta Projeto Rotas de Integração Nacional à Sudam
Início do conteúdo da página

MI apresenta Projeto Rotas de Integração Nacional à Sudam

Criado: Sexta, 25 de Outubro de 2013, 12h36 | Publicado: Sexta, 25 de Outubro de 2013, 12h36 | Última atualização em Sexta, 20 de Novembro de 2015, 10h47

 

O Projeto “Rotas de Integração Nacional”, desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional (SDR/MI), e a negociação dos termos de cooperação entre a SDR e a Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), foram objeto da reunião entre a gestora pública federal do MI, Joana Nemoto, e o superintendente em exercício, Inocêncio Gasaparim e a equipe técnica da autarquia. O projeto é financiado com recursos do Programa Brasil sem Miséria e está voltado para a criação e o fortalecimento de pequenos negócios, na agricultura familiar e na economia urbana. É direcionado ao público de baixa renda e os beneficiários devem estar inscritos no Cadastro Único para programas sociais. A reunião aconteceu em Belém, na sede da Sudam, no último dia 25/10.

As Rotas de Integração Nacional (RIN) são redes de Arranjos Produtivos Locais (APLs), setorialmente interligados, que promovem a inovação, a diferenciação, competitividade e lucratividade dos empreendimentos associados, mediante o aproveitamento das sinergias coletivas e a ação convergente das agências de fomento, como as entidades vinculadas do MI (Sudam, Sudene, Sudeco, Codevasf, Dnocs). A articulação, coordenação e convergências de políticas públicas serão voltadas para as áreas de infraestrutura, tributos, financiamento, certificação, promoção comercial e qualificação e pesquisa.

Nemoto veio apresentar o projeto e propor a parceria com a Sudam, para a concretização dos objetivos da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR). Ela destacou o papel estratégico da Sudam e o elevado nível técnico de sua equipe, além da importância do acervo de conhecimento acumulado pela instituição.  Nemoto lembrou que a iniciativa das RIN consolidou os diversos projetos de desenvolvimento regional sob a responsabilidade da SRD em torno das cadeias produtivas estratégicas para a inclusão produtiva. “O papel fundamental das superintendências está no apoio à seleção e formulação dos projetos, acompanhamento de sua execução e o monitoramento e avaliação dos resultados”, afirmou ela.

 

Texto: Marilena Vasconcelos

Publicado em 25/10/13

 

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página