Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Home > Últimas Notícias > Alertas de Defesa Civil serão enviados por SMS de celular
Início do conteúdo da página

Alertas de Defesa Civil serão enviados por SMS de celular

Criado: Quarta, 30 de Outubro de 2013, 17h45 | Publicado: Quarta, 30 de Outubro de 2013, 17h45 | Última atualização em Sexta, 20 de Novembro de 2015, 10h47

Um novo Sistema de Transmissão de Alertas através do Serviço de SMS (Short Message System), via celular, que foi desenvolvido dentro do Projeto “Informação, Comunicação e Capacitação Utilizando Tecnologias de Transmissão Automática para Ações Preventivas de Defesa Civil na Amazônia Legal”, foi apresentado na tarde desta quarta-feira, 30, na Coordenação de Defesa Civil (CORDEC) da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam). O projeto faz parte de um convênio da Sudam com a Universidade Federal do Pará (UFPa). O professor Agostinho Castro, da UFPa., apresentou o sistema que está pronto para ser utilizado, mas ainda vai passar pelas adaptações necessárias para a emissão de alertar de emergência nas áreas de atuação da Defesa Civil da Amazônia.

Com o novo sistema, batizado de 3GSx, os alertas de emergência serão processados e transmitidos imediatamente aos celulares dos agentes envolvidos no processo de prevenção e de proteção da sociedade nos locais de alto risco. O projeto tem três componentes: a capacitação, avaliação da metodologia previsão de eventos; e a terceira que é o aperfeiçoamento da emissão de alertas de eventos na região amazônica.

O professor Agostinho Castro destacou a importância do uso de novas tecnologias nas ações de defesa civil em localidades distantes e de difícil acesso na região amazônica. “Nós avaliamos qual é o melhor modelo para ser aplicado nesse sistema e encontramos esse que é de texto conciso, com informações sobre local do evento e data, hora do envio do SMS, tipo de alerta e a região onde ocorrerá”, afirmou ele.

A coordenadora de Defesa Civil da Sudam, Adelaide Nacif, lembrou que os usuários diretos do novo sistema serão as coordenações estaduais e municipais de defesa civil, podendo ser ampliados para algumas secretarias, como as de Meio Ambiente e de Planejamento dos Estados da Amazônia, alem das prefeituras municipais. Segundo Nacif, o objetivo é agilizar as medidas preventivas. “Os municípios considerados prioritários pela Defesa Civil Nacional são, hoje, cerca de 190 na Amazônia. Esses terão de ser habilitados para usar o sistema”, afirmou ela.

 

Texto: Marilena Vasconcelos

Publicado em 30/10/13

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página