Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Home > Últimas Notícias > Pequenos Agricultores ganham feira coberta em Igarapé-açu
Início do conteúdo da página

Pequenos Agricultores ganham feira coberta em Igarapé-açu

Criado: Quinta, 07 de Março de 2013, 21h00 | Publicado: Sábado, 09 de Março de 2013, 21h00 | Última atualização em Terça, 26 de Novembro de 2019, 16h09

A Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), em convênio com a Prefeitura de Igarapé-Açu (PA), inaugurou no dia 09 de março, às 9h, a Feira do Pequeno Agricultor, que funciona num prédio ao lado da Ceasa, em Igarapé-Açu. O objetivo é fortalecer os pequenos produtores do município, que tem como sua estrutura produtiva o cultivo de feijão caupi, mandioca, milho, além de outras culturas permanentes como seringueira, maracujá e pimenta do reino.

Com cerca de 34 mil habitantes, com 30% vivendo na zona rural, o município, no nordeste do Pará, tem na agricultura familiar a principal fonte de renda dos produtores locais. A feira do pequeno agricultor vai ajudar no incremento da renda desses trabalhadores através da venda direta ao consumidor, eliminando o atravessador, barateando o preço do produto e aumentando o lucro dos feirantes. Além disso, os produtores familiares serão capacitados na área de vendas, higiene e conservação ambiental.

O convênio entre a Prefeitura Municipal de Igarapé-Açu e a Sudam, tem o valor global de aproximadamente R$ 333 mil. Para a coordenadora de infraestrutura da Sudam, Marilda Cohen, “apoiar este projeto, é inserir o pequeno produtor na política nacional de inclusão social do Governo Federal, orientar e fomentar a economia popular regional, incluindo-o na comercialização do produto sustentável”. Ela afirma que, com isso aglutina-se força para o emprego e renda, além de fortalecer a expansão da infraestrutura. “A proposta é, posteriormente, implantar a feira em outros municípios de estados da Amazônia Legal”, afirma Cohen.

 

Publicação: 11-02-13
Texto: Leidemar Oliveira

 

Fim do conteúdo da página