PPA: Sudam vai colaborar na capacitação de municípios
A qualificação dos municípios amazônicos no acesso aos projetos previstos no Plano Plurianual (PPA) do Governo Federal foi o assunto da reunião realizada na manhã desta terça-feira, 9, entre a Sudam e a secretária de planejamento e investimentos estratégicos do Ministério do Planejamento, Esther Bemerguy. A secretária apresentou aos técnicos da Superintendência o "Programa de Apoio à Elaboração e Implementação dos PPAs Municipais". Segundo ela, a maioria dos municípios ainda apresenta dificuldades no acesso aos recursos previstos no PPA da União por desconhecimento dos projetos priorizados pelo Governo Federal. Diante desta constatação, o MPO iniciou um trabalho de base, que visa qualificar técnicos para elaborar e implementar os PPA’s Municipais.
O MPO também definiu uma agenda de desenvolvimento territorial com estados e municípios para tratar sobre as diretrizes do Plano. Para a secretária, os municípios que estiverem alinhados com os programas do Governo Federal em seus planos de ação certamente estarão contemplados no PPA Federal. “Pretendemos que o PPA 2014–2017 seja o espelho desse processo. Só assim, as ações serão de fato regionalizadas. Acredito que a Sudam deva atuar como mobilizadora desses municípios”, afirmou Bemerguy.
O superintendente da Sudam substituto, em exercício, Inocencio Gasparim, antecipou que a Sudam pretende acompanhar os municípios amazônicos mais de perto nas ações governamentais, em especial na implementação de projetos de infraestrutura. A reunião deliberou que a Sudam vai colaborar na mobilização dos municípios, vai destacar técnicos para participar do curso de multiplicadores em planejamento territorial, além de outras iniciativas.
Durante a reunião, a Sudam apresentou à secretária um resumo do Plano Regional de Desenvolvimento da Amazônia (PRDA). O objetivo é articular os programas do Plano às ações previstas no PPA da União.
Publicação: 9/4/13
Texto: Leidemar Oliveira
Redes Sociais