Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Home > Últimas Notícias > Sudam lança Revista que retrata os cinco anos de atuação da nova instituição
Início do conteúdo da página

Sudam lança Revista que retrata os cinco anos de atuação da nova instituição

Criado: Terça, 16 de Abril de 2013, 11h05 | Publicado: Terça, 16 de Abril de 2013, 11h05 | Última atualização em Sexta, 20 de Novembro de 2015, 10h43

        

        Será lançada hoje e amanhã, em Belém e Manaus, a Revista Nova Sudam – 05 Anos. A publicação retrata os cinco primeiros anos de atuação da Superintendência desde a sua recriação, em 2007. A Revista está dividida em quatro seções editoriais: convênios públicos, Financiamento privado para o desenvolvimento, política de incentivos fiscais e gestão pública.  O conteúdo traz ainda artigos relacionados às principais áreas de atuação da instituição.
       O primeiro lançamento acontece nesta terça-feira, 16, na Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa). O segundo ocorre em seguida, dia 17, na Federação das Indústrias do Amazonas (Fieam), ambos às 18h. Segundo o superintendente da Sudam, Djalma Mello, a ideia de lançar a Revista justifica-se pela importância de dar maior transparência às ações da Sudam e de prestar contas à sociedade da atuação da Superintendência em prol do desenvolvimento da Amazônia. “Queremos que a sociedade conheça nossos programas e ações e seja nossa parceira na melhoria da nossa região”, afirma Mello.

Novo FDA
       Além do lançamento da Revista - Nova Sudam, a diretoria da instituição fará uma apresentação das alterações no novo Decreto nº 7839/12, que regulamenta o Fundo de Desenvolvimento da Amazônia (FDA). Administrado pela Sudam, o FDA é um Fundo de financiamento voltado para o incentivo de projetos privados na região amazônica. Desde que iniciou sua operacionalização, em 2005, o FDA já aprovou 19 projetos e já destinou cerca de R$4,35 bilhões à região. As pequenas centrais hidrelétricas (PCH), usinas termoelétricas e linhões respondem pelo maior volume de recursos aplicados pelo Fundo.
       No final de 2012, a presidenta Dilma Rousseff, sancionou o novo decreto do FDA, com o objetivo de tornar o Fundo mais acessível aos investidores. Entre as novidades está a fixação de Juros de 5 a 6,5% a.a e não mais 9% como era no antigo decreto. O novo FDA também passou a financiar projetos de médias e pequenas empresas. Antes era exclusivo aos grandes investidores. Durante a reunião, a Sudam pretende mobilizar a classe empresarial do Pará para apresentar projetos à autarquia e obter maior financiamento do FDA. O Pará é o terceiro estado amazônico em número de projetos aprovados pelo Fundo.
     Participam do evento, setores empresariais, representantes do governo do Estado, do Poder Legislativo Federal e Estadual, além de entidades de classe.

Publicação: 16/4/13
Texto: Leidemar Oliveira

Fim do conteúdo da página