Sudam lança Revista que retrata os cinco anos de atuação da nova instituição

Será lançada hoje e amanhã, em Belém e Manaus, a Revista Nova Sudam – 05 Anos. A publicação retrata os cinco primeiros anos de atuação da Superintendência desde a sua recriação, em 2007. A Revista está dividida em quatro seções editoriais: convênios públicos, Financiamento privado para o desenvolvimento, política de incentivos fiscais e gestão pública. O conteúdo traz ainda artigos relacionados às principais áreas de atuação da instituição.
O primeiro lançamento acontece nesta terça-feira, 16, na Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa). O segundo ocorre em seguida, dia 17, na Federação das Indústrias do Amazonas (Fieam), ambos às 18h. Segundo o superintendente da Sudam, Djalma Mello, a ideia de lançar a Revista justifica-se pela importância de dar maior transparência às ações da Sudam e de prestar contas à sociedade da atuação da Superintendência em prol do desenvolvimento da Amazônia. “Queremos que a sociedade conheça nossos programas e ações e seja nossa parceira na melhoria da nossa região”, afirma Mello.
Novo FDA
Além do lançamento da Revista - Nova Sudam, a diretoria da instituição fará uma apresentação das alterações no novo Decreto nº 7839/12, que regulamenta o Fundo de Desenvolvimento da Amazônia (FDA). Administrado pela Sudam, o FDA é um Fundo de financiamento voltado para o incentivo de projetos privados na região amazônica. Desde que iniciou sua operacionalização, em 2005, o FDA já aprovou 19 projetos e já destinou cerca de R$4,35 bilhões à região. As pequenas centrais hidrelétricas (PCH), usinas termoelétricas e linhões respondem pelo maior volume de recursos aplicados pelo Fundo.
No final de 2012, a presidenta Dilma Rousseff, sancionou o novo decreto do FDA, com o objetivo de tornar o Fundo mais acessível aos investidores. Entre as novidades está a fixação de Juros de 5 a 6,5% a.a e não mais 9% como era no antigo decreto. O novo FDA também passou a financiar projetos de médias e pequenas empresas. Antes era exclusivo aos grandes investidores. Durante a reunião, a Sudam pretende mobilizar a classe empresarial do Pará para apresentar projetos à autarquia e obter maior financiamento do FDA. O Pará é o terceiro estado amazônico em número de projetos aprovados pelo Fundo.
Participam do evento, setores empresariais, representantes do governo do Estado, do Poder Legislativo Federal e Estadual, além de entidades de classe.
Publicação: 16/4/13
Texto: Leidemar Oliveira
Redes Sociais