Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Home > Últimas Notícias > Sudam abre novas vagas para capacitação de mulheres na construção civil
Início do conteúdo da página

Sudam abre novas vagas para capacitação de mulheres na construção civil

Criado: Segunda, 29 de Abril de 2013, 17h29 | Publicado: Segunda, 29 de Abril de 2013, 17h29 | Última atualização em Sexta, 20 de Novembro de 2015, 10h43

Instituições públicas de ensino superior, institutos federais de ensino tecnológico, Governos Estaduais, através das Secretarias de Trabalho Social, Prefeituras Municipais, instituições privadas sem fins lucrativos, como os Sistemas S e outras entidades que atendam às exigências legais, estão sendo chamadas pela Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), para apresentarem propostas, até o próximo dia 6 de junho, para realização de cursos de capacitação na área da Construção Civil. As empresas interessadas em participar deverão ser cadastradas no Portal Convênios (Siconv) ou, no caso de entidades públicas federais, deverão ser protocoladas na sede da superintendência, em Belém.

 

 

Cerca de 100 mulheres de cada estado da Amazônia serão capacitadas no desenvolvimento dos perfis de encanação hidráulica, azulejistas e pintura de obras. O prazo de execução do curso será de 12 meses, podendo ser prorrogado. Os cursos são destinados, prioritariamente, a mulheres beneficiárias de programas sociais de transferência de renda, residentes nos municípios abrangidos pelos cursos. Os municípios a serem beneficiados com os cursos serão definidos pelas entidades executoras, excluindo-se os já beneficiados em 2012, e deverão estar enquadrados em, pelo menos, duas das seguintes situações: em áreas de maiores índices de pobreza e déficit habitacionais, contemplados com programas de construção de casas populares ofertados por entes da Federação; e em área de influência de grandes obras de construção civil, como hidrelétricas e estádios, obras de infraestrutura para grandes eventos esportivos.

 

A Sudam detectou a perspectiva de crescimento no mercado da construção civil no Brasil, em particular em alguns municípios amazônicos, e deu início à implementação do Projeto para Capacitação de Mulheres na Construção Civil das Cidades de Belém (PA) e Manaus (AM). Em Manaus, o curso já está em andamento e deverá capacitar 100 mulheres até o final deste ano.

 

Segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), no primeiro bimestre de 2010, mais de cinco mil mulheres conseguiram emprego na Construção Civil, ocupando 5,9% das vagas geradas no setor nesse período, enquanto os homens ocuparam 4,4% de acordo com dados no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED). O objetivo do projeto é melhorar ainda mais esse quadro, e profissionalizar as alunas, acompanhando o crescimento, qualificando profissionalmente o público feminino, além de ampliar oportunidades de exercício de cidadania e contribuir para a melhoria da sua qualidade de vida. O Edital completo do Curso pode ser acessado no site www.sudam.gov.br

 

Texto: Sílvia Sá (Ascom/Sudam)

Publicação: 29/4/13

Fim do conteúdo da página