Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Home > Últimas Notícias > Ministra Ideli Salvatti instala Fórum de Gestores Federais do Pará
Início do conteúdo da página

Ministra Ideli Salvatti instala Fórum de Gestores Federais do Pará

Criado: Sexta, 10 de Maio de 2013, 14h56 | Publicado: Sexta, 10 de Maio de 2013, 14h56 | Última atualização em Sexta, 20 de Novembro de 2015, 10h43

A ministra da Secretaria de Relações Institucionais (SRI) da Presidência da República, Ideli Salvatti, instalou o Fórum de Gestores Federais do Estado do Pará.  A reunião aconteceu na noite desta quinta-feira, 9, na sede da Sudam, em Belém.  A ministra chegou à Superintendência acompanhada do Subchefe de Assuntos Federativos da SRI, Olavo Noleto. Determinada a cumprir um compromisso firmado pela presidenta Dilma Rousseff com os prefeitos de todo o Brasil, Ideli afirmou que a iniciativa do Fórum objetiva assessorar as prefeituras para que os programas federais sejam aplicados. Outra meta é integrar ações, possibilitando diálogo permanente entre os gestores no estado. “Fazemos parte deste mesmo corpo que se chama Governo Federal e que tem como objetivo central melhorar a vida da população”, disse a ministra. O Fórum está institucionalizado pela Portaria 08 de 7 de fevereiro de 2013, sendo, portanto, um instrumento para ser cumprido.

A agenda no Pará já se repetiu na maioria dos estados brasileiros. Com 56 gestores presentes na Sudam, a reunião em Belém foi uma das mais exitosas, de acordo com informações da assessoria da SRI. Ideli Salvatti destacou que muitos gestores não se comunicam, fato que provoca desconexão nas ações juntos aos municípios. Enfática ao afirmar que é preciso mais empenho no acompanhamento das necessidades locais dos municípios, Ideli disse que os órgãos federais precisam ter capacidade de fazer mais e fazer de forma mais eficiente, demarcando a atual federal.

O diretor de fundos, incentivos e atração de investimentos da Sudam, Inocencio Gasparim, lembrou que a Superintendência já coordenou no início do primeiro mandato do ex-presidente Lula, a instalação de sete seções estaduais do Fórum de Gestores da Amazônia, quando foi consenso a necessidade de unir as estratégias na região. O superintendente da Sudam, Djalma Mello, lembrou que ainda há paralelismo de ações federais e desperdício de recursos. O superintendente do Incra, Elielson Silva, destacou que além de individuais, as ações positivas do Governo Federal não são organizadas e muitas vezes passam despercebidas pela sociedade. Uma comissão provisória integrada pela Sudam, MDA, Eletronorte, Caixa, Funasa, Incra e Dnit, irá preparar as primeiras ações do Fórum e interagir com a SRI.

 

Publicação: 10/5/13

Texto: Leidemar Oliveira

Fim do conteúdo da página