Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Home > Últimas Notícias > Programas do Governo Federal são debatidos entre ministras e prefeitos do Pará
Início do conteúdo da página

Programas do Governo Federal são debatidos entre ministras e prefeitos do Pará

Criado: Sexta, 10 de Maio de 2013, 17h03 | Publicado: Sexta, 10 de Maio de 2013, 17h03 | Última atualização em Sexta, 20 de Novembro de 2015, 10h43

 

Centenas de pessoas lotaram o auditório principal do Hangar Centro de Convenções da Amazônia, em Belém, nesta sexta-feira, 10, para ouvir as orientações sobre os principais programas do Governo Federal nas diversas áreas.  O evento denominado “Encontro Estadual com Novos Prefeitos e Prefeitas do Pará” foi promovido pela Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República (SRI) e a Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (Famep).  Prefeitos dos 144 municípios paraenses ouviram das ministras Mirian Belchior, do Planejamento, e Ideli Salvatti, da SRI, as observações sobre os programas federais.

 

Na abertura do Encontro o presidente da Famep, Helder Barbalho, disse que o esforço maior é no combate às desigualdades sociais. Helder apresentou às ministras uma agenda extensa de prioridades ao estado do Pará, entre as quais: a derrocagem do pedral do Lourenço, viabilização da hidrovia Araguaia-Tocantins, implantação da Zona de Livre Comércio em Marabá, retomada do Plano de Desenvolvimento Sustentável do Arquipélago do Marajó, implantação de uma Universidade Federal no Marajó e outra no nordeste paraense, retomada do Programa Luz Para Todos e Fundo de Compensação para os municípios.

 

A ministra Ideli Salvatti destacou a grandiosidade do Pará e disse que o Estado é estratégico na geração de energia. A ministra destacou ainda o fato de 1,5 milhão de paraenses serem beneficiários do Bolsa-Família e outros programas de transferência de renda.  Ideli mencionou a reunião do Fórum de Gestores do Pará instalado na Sudam como forma de organizar permanentemente o apoio a prefeitos e prefeitas na elaboração de projetos e liberação de recursos. “É nossa obrigação que todo prefeito do Pará tenha obra e recursos do Governo Federal”, finalizou.

 

 

A ministra Mirian Belchior encerrou o evento falando sobre o Plano de Aceleração do Crescimento (PAC). Segundo ela, o Programa já liberou R$ 42 bilhões para desenvolver o Estado. Diretores e técnicos da Sudam participaram do evento e conversaram com diversos prefeitos sobre os programas e ações da autarquia.

 

Publicação: 10/5/13

Texto: Leidemar Oliveira

Fim do conteúdo da página