Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Home > Últimas Notícias > Conselho Deliberativo da Sudam realiza reunião prévia
Início do conteúdo da página

Conselho Deliberativo da Sudam realiza reunião prévia

Criado: Segunda, 03 de Junho de 2013, 14h23 | Publicado: Segunda, 03 de Junho de 2013, 14h23 | Última atualização em Sexta, 20 de Novembro de 2015, 10h43

 

Os assuntos a serem discutidos pelos conselheiros da Sudam na próxima reunião do Condel, marcada para o dia 13 de junho, em Macapá(AP), foram debatidos na manhã de hoje (3/6) em Belém pelo Comitê Técnico do Condel. Na pauta, assuntos relacionados às aplicações do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO), administrado pelo Banco da Amazônia.

A reunião foi conduzida pelo superintendente da Sudam, Djalma Mello, e contou com a participação do representante do Ministério da Integração Nacional, Maurilio Alves Barcelos. O Comitê debateu a proposta de programação de financiamento do FNO, bem como do Plano de Aplicação do Fundo para o ano de 2013.

Representando o Banco da Amazônia, Oduval Lobato, informou que a novidade do FNO para este ano é a criação de uma linha especial de financiamento para Ciência, Tecnologia e Inovação para os setores público e privado. O orçamento é de R$180 milhões ao ano.

O diretor de fundos e atração de investimentos da Sudam, Inocencio Gasparim, adiantou que a Sudam está programando um grande debate regional sobre a logística de transporte na Amazônia. “A tendência no Brasil é deslocar o potencial de exportação para o norte, dada a estagnação premente do eixo centro-sul do país”, afirmou. Gasparim convocou todos os presentes a mobilizar seus estados para participar desse debate, que pretende definir projetos estruturadores estratégicos de ferrovias, rodovias, hidrovias e modernização de portos que, dentre outras vantagens, podem dar acesso à Europa e Ásia. Segundo ele, a criação de um fundo de financiamento específico para este fim seria um dos instrumentos de viabilização desses projetos.

Reforçando a ideia, Djalma Mello lembrou a existência do Programa Norte Competitivo, o qual sugere um conjunto de projetos de logística de transporte na Amazônia. “Esses projetos precisam ganhar força política em toda a Amazônia para se tornarem realidade”, finalizou o superintendente.

Publicação: 3/6/13

Texto: Leidemar Oliveira

Fim do conteúdo da página