Projeto Micro Eixos de Transportes lança estudo sobre o Pará
A Universidade Federal do Oeste do Pará (UFopa) e a Fundação de Amparo de Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp/UFPA) lançaram o Estudo Paraense do Projeto Micro Eixos de Transportes de Cargas na Amazônia. O Estudo que compreende o estado do Pará foi apresentado na manhã desta segunda-feira, 10, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa) com o objetivo de colher sugestões de especialistas da área. O Projeto foi idealizado e apoiado pela Sudam em parceria com a Ufopa. O termo de cooperação, assinado em 2012, tem como objetivo a realização de estudos sobre rotas de transporte na região Amazônica. Na primeira etapa o projeto abrange os estados do Amapá, Amazonas e Pará.
Antes da apresentação, o superintendente da Sudam, Djalma Mello, esclareceu que a concepção do projeto nasceu após a constatação da Sudam sobre as relações comerciais inexpressivas entre os estados da Amazônia. Segundo Mello, a Sudam e a Fiepa lançam no segundo semestre o Portal de Integração Intrarregional da Amazônia e em breve realizará a Feira de Integração. Para ele, resolver os projetos de logística de transporte é fundamental para reduzir o desconhecimento da oferta de produtos regionais. O primeiro passo foi a criação do Programa Norte Competitivo, que apresenta os macro eixos de transporte. “Esse projeto faz parte desse contexto, desse esforço de integração comercial da Amazônia”, disse Mello.
O pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação Tecnológica da Ufopa, Marcos Ximenes, destacou o apoio da Sudam em diversos temas importantes para a região, em especial na área da pesquisa, a exemplo do projeto de piscicultura desenvolvimento pela Ufopa com aporte de recursos da Superintendência.
Os estudos dos micro eixos nos estados do Amazonas e Amapá serão apresentados amanhã, 11, e na quarta-feira, 12, respectivamente.
Publicação: 10/6/13
Texto: Leidemar Oliveira
Redes Sociais