Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Home > Últimas Notícias > Sudam e Consulado do Peru discutem integração comercial entre Paita e a Amazônia
Início do conteúdo da página

Sudam e Consulado do Peru discutem integração comercial entre Paita e a Amazônia

Criado: Quinta, 04 de Julho de 2013, 12h45 | Publicado: Quinta, 04 de Julho de 2013, 12h45 | Última atualização em Sexta, 20 de Novembro de 2015, 10h43

 

Criar mecanismos para facilitar a integração comercial entre o Peru e a Amazônia foi o assunto da conversa do superintendente da Sudam, Djalma Mello, e o cônsul general do Peru em Manaus, Eduardo Nicolini. A audiência, solicitada pelo consulado, discorreu sobre as vantagens comerciais entre as duas regiões na compra e venda de produtos. O Peru é rico na produção de minério e na atividade agropecuária. Nicolini falou, em particular, da cidade peruana de Paita, centro de exportação e comércio da região e do país.

 

Segundo ele, é desejo das autoridades peruanas conectar comercialmente Manaus a Paita, no entanto o transporte entre essas regiões ainda é precário, além do que ainda há total desconhecimento do setor empresarial quanto aos bens e produtos disponíveis para comercialização. “Hoje, um produto para ser transportado de Paita a Manaus e vice-versa leva, em média, 14 dias. Se houver uma estrutura de transporte essa viagem pode ser reduzida para quatro horas”, explicou o cônsul.

 

Djalma Mello informou que a logística de transporte tem sido uma preocupação constante da Sudam e que a instituição desenvolveu um estudo sobre a integração econômica intrarregional da Amazônia, que constatou o desconhecimento da produção econômica entre os próprios estados amazônicos. Disse ainda que a Sudam está apoiando a implementação de estudo sobre os micro eixos de transportes na região para identificar as carências e as urgências na melhoria desse setor. Segundo Mello, a primeira etapa do estudo de integração é voltada para a Amazônia brasileira com ações em andamento. Já a outra etapa dedica-se à Pan-Amazônia, que ainda precisa ser iniciada. “A integração comercial com o Peru é de total interesse da Zona Franca de Manaus e do Brasil. No que tange à Sudam, podemos começar a articulação da segunda etapa com o Peru”, destacou. Por enquanto, a Sudam vai reunir informações sobre o comércio de Paita e do Peru em geral e levar ao conhecimento do setor empresarial do Polo Industrial de Manaus.

 

Texto: Leidemar Oliveira

Publicação: 6/7/13

Foto: o cônsul do Peru, Eduardo Nicolini, e o superintendente da Sudam, Djalma Mello. 

Fim do conteúdo da página