Servidora da Sudam conclui doutorado em Ciências do Desenvolvimento Socioambiental
Com conceito excelente da banca examinadora, a servidora da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), Narda Margareth Carvalho Gomes de Souza, apresentou a sua Tese de Doutorado com o tema “Gestão Ambiental Pública na Amazônia Brasileira: Uma Análise do Projeto de Gestão Ambiental Integrada (PGAI) no Estado do Pará”. A defesa foi no último dia 01 de julho, no Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA), da Universidade Federal do Pará (UFPa). O Curso faz parte do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido e o orientador foi o professor doutor Josep Pont Vidal.
O PGAI/PA foi um projeto pertencente ao Programa Piloto para a Proteção das Florestas Tropicais do Brasil (PPG7), que visou implantar ações inovadoras objetivando fomentar a criação de um modelo de gestão ambiental na região, priorizando o fortalecimento da capacidade institucional das Secretarias de Meio Ambiente, em seus aspectos técnicos, logísticos e gerenciais, com ações de capacitação técnica, estruturação da logística e planejamento participativo.
A tese da concluinte se ateve aos municípios de Santarém e Paragominas, no estado do Pará, no período compreendido entre os anos de 2008 a 2012. Uma estrutura metodológica própria foi criada baseada na Teoria de Sistemas, teoria que também fundamenta a Tese. Um dos pontos que se sobressaiu nos resultados gerados foi fato do Projeto ter contribuído para o fortalecimento da gestão ambiental pública dos municípios estudados, com impactos positivos para o adequado tratamento de seus recursos naturais e meio ambiente físico. “Foi a partir do PGAI que se criaram as bases para esses municípios formarem o seu sistema de gestão ambiental, inclusive para a implantação de secretarias ambientais”, afirmou Narda Gomes.
Texto: Marilena Vasconcelos
Data: 09/07/2013
Redes Sociais