Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Home > Últimas Notícias > Sudam promove seminário para divulgar investimentos no Pará
Início do conteúdo da página

Sudam promove seminário para divulgar investimentos no Pará

Criado: Terça, 10 de Novembro de 2015, 13h30 | Publicado: Terça, 10 de Novembro de 2015, 13h30 | Última atualização em Terça, 10 de Novembro de 2015, 13h30

A Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) promove na próxima sexta-feira, 13, o Seminário Sudam Itinerante – “Apoio aos Investimentos no Estado do Pará”, das 8h30 às 13h, no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa). O Seminário reunirá empresários, entidades, gestores e profissionais envolvidos em atividades relativas à atração de investimentos. A partir daí, será produzida uma agenda de apoio ao desenvolvimento do setor produtivo do Pará.

Na sequência dos ocorridos nos dia 16/10, no Acre, e 14/10, em Rondônia, o Estado do Pará, agora, sedia o evento que vai ocorrer em todos os nove estados da Amazônia Legal, para apresentar os incentivos fiscais e linhas de financiamento mais relevantes para quem investe ou pretende investir na Amazônia.

A rodada de apresentações pelos estados da Amazônia Legal foi um compromisso assumido pelo ministro da Integração nacional, Gilberto Occhi, durante a posse do novo superintendente da Sudam, Paulo Roberto Correia, em setembro. O objetivo é o estreitamento institucional com os governos dos estados e instituições financeiras, assim como do estabelecimento de novas parcerias nas áreas de planejamento e investimento.

O “Pará Investimentos 2015-2020 – Oportunidades e Desafios” será tema abordado pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado do Pará - FIEPA, José Conrado Santos. Um representante do governo do Estado do Pará vai tratar dos Incentivos do Governo do Estado do Pará para Atração de Investimentos.

O diretor de Fundos, Incentivos e Atração de Investimentos da Sudam, Inocêncio Gasparim, vai tratar dos Incentivos Fiscais da Sudam para Atração de Investimentos para a Amazônia e também do Fundo de Desenvolvimento da Amazônia (FDA), seus enquadramentos, prazos e custos. Finalizando a programação, os Bancos da Amazônia, do Brasil, Caixa Econômica Federal e BNDES também apresentarão suas fontes e programas de financiamento ao setor empresarial.

Segundo Paulo Roberto Correia, apesar da crise econômica do país, os recursos desses Fundos não serão contingenciados e os incentivos fiscais não serão limitados, continuando a conceder 75% do Imposto de Renda ao setor privado da região. 

Investimentos

De 2007 a 2014 a Sudam destinou R$4 bilhões de recursos do FDA para os estados amazônicos. Destes, R$1,2 bi financiaram projetos do Pará, beneficiando três projetos: Fabricação de vergalhões e gotões na fábrica da Alubar, em Barcarena; instalação de um linhão de transmissão de energia de 713 km entre Oriximiná; e produção de óleo vegetal (biodiesel) em Tailândia, Tomé-Açu e Mãe do Rio.  O Estado é o terceiro da Amazônia na obtenção de incentivos fiscais. Nos últimos oito anos, 217 projetos foram aprovados para diversos setores da economia paraense.

 

Texto: Marilena Vasconcelos 
Publicação: 10/11/2015

Fim do conteúdo da página