Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Home > Últimas Notícias > Biblioteca da Sudam é referência no tema Amazônia
Início do conteúdo da página

Biblioteca da Sudam é referência no tema Amazônia

Criado: Segunda, 09 de Novembro de 2015, 16h48 | Publicado: Segunda, 09 de Novembro de 2015, 16h48 | Última atualização em Segunda, 09 de Novembro de 2015, 17h11

Com 48 anos de existência e mais de 15 mil títulos, a Biblioteca Prof. Inocêncio Machado Coelho, é considerada hoje uma das maiores referências quando se fala no tema Amazônia. Periódicos, fascículos, obras de literatura, duplicatas, publicações institucionais, dissertações de mestrado, teses de doutorado e monografias fazem parte das mais de 15 mil obras do acervo.

Criada em 1967, o acervo tem por finalidade subsidiar as atividades desenvolvidas pelo corpo técnico da SUDAM na elaboração, análise e execução dos Planos e Programas, considerados de interesse para o desenvolvimento regional. Hoje, ela vem sendo um suporte acadêmico primordial para pesquisas no âmbito da Amazônia.

Kelerson Semerene é professor do Departamento de história e do Núcleo de Estudos Amazônicos da Universidade de Brasília (UNB) e pesquisa a história da Amazônia há cerca de 20 anos. Semerene está iniciando um levantamento sobre a ocupação da região da bacia do Xingu. Ele diz que a veio à Sudam em busca de documentos que o ajudassem a compreender as políticas do estado brasileiro e dos governos regionais para a região do Xingu, em função da atuação da SPVEA (Superintendência do Plano de Valorização Econômica da Amazônia) e da Sudam. “Chegando aqui eu me surpreendi com o acervo que é muito mais rico que eu esperava. Tem obras muito importantes para a história da Amazônia e até obras raras que vão além da Amazônia”, afirmou ele.

A pesquisa de Semerene deverá resultar em uma publicação com artigos e relatos que serão utilizados didaticamente em suas disciplinas, orientações de alunos e recomendações de temas para dissertação de mestrado. Ele ressaltou que a biblioteca representa todo um esforço de compreensão de planejamento para a Amazônia, desde a década de 50, com estudos e diagnósticos sobre desenvolvimento regional nos mais diferentes aspectos, como economia, educação e cultura. “Às vezes se toma a biblioteca de um órgão público como sendo burocratizada e se esquece de todo um esforço técnico, de pesquisas e de estudos que a Sudam e a SPVEA promoveram e que estão armazenados aqui”, afirmou.

Professora Iane Silva está finalizando sua tese de doutorado no Programa de Pós-Graduação em História Social da Amazônia na UFPA. Para ela a biblioteca da Sudam tem sido fundamental. “O acervo da biblioteca da SUDAM é muito importante para o meu trabalho, encontrei todos os documentos que precisava para a pesquisa, inclusive da década de 50 e 60, ainda sob a vigência da SPVEA, sem necessidade de me deslocar para outros estados para fazer o levantamento documental” comentou.

Iane destacou também que além de livros, encontrou várias publicações inéditas no acervo da biblioteca.” No processo da pesquisa pude perceber o quão rico é o acervo da biblioteca, pude achar documentos como relatórios, legislações e mesmo publicações (livros e revistas) das décadas de 50, 60 e 70, que já estão esgotadas há muito tempo”. 

Dentre os serviços que a biblioteca oferece destacamos o atendimento e orientação ao usuário; empréstimo de material bibliográfico e cartográfico; intercâmbio e doação de publicações institucionais; normalização de trabalhos produzidos pela instituição; consulta via internet de algumas publicações institucionais, do boletim da biblioteca e das listas de duplicatas; Inclusão Digital. Outro serviço que é muito e utilizado é a sala de Leitura, onde alunos e pessoas que estão se preparando para algum tipo de seleção, se valem do espaço e do material separado exclusivamente para esse fim.

MAPOTECA

Recentemente foi incorporado ao espaço da biblioteca o Acervo da Mapoteca que é constituído por informações cartográficas e geo-referenciadas sobre a Amazônia legal, resultado dos trabalhos de coleta, armazenamento, classificação e estudos especializados em climatologia, hidrologia e avaliação de recursos minerais e vegetais realizados durante seus muitos anos de existência pelo Centro de Hidro climatologia e Sensoriamento Remoto da extinta SUDAM e da Agencia de Desenvolvimento da Amazônia.

Atualmente a equipe é formada pelas bibliotecárias Ana Lúcia de Alves, Maria Georgete Brasil e Maria Selma Pereira.

Serviço:

A Biblioteca está à disposição de toda a comunidade técnica e científica, para consulta de 8h às 12h, 14h às 18h, de segunda a sexta- feira. A Sudam fica localizada na Trav. Antônio Baena, nº 1113. Site www.sudam.gov.br.

Texto: Ana Paula Catete e Marilena Vasconcelos 
Fotos: Ana Paula Catete
Publicação: 09/11/2015

Fim do conteúdo da página