Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Home > Últimas Notícias > Defesa Civil da Sudam capacita agentes do Maranhão
Início do conteúdo da página

Defesa Civil da Sudam capacita agentes do Maranhão

Criado: Quarta, 04 de Novembro de 2015, 18h06 | Publicado: Quarta, 04 de Novembro de 2015, 18h06 | Última atualização em Segunda, 09 de Novembro de 2015, 14h55

Uma oficina em São Luiz, Maranhão, realizada no período de 20 e 21 de outubro, capacitou agentes para a implantação do sistema de monitoramento, previsão e alerta de desastres, divulgação, informação e orientação a usuários da área de Proteção e Defesa Civil. A oficina “Como Utilizar as Informações dos Boletins de Monitoramento Hidroclimatológicos para Ações Preventivas de Proteção e Defesa Civil” capacitou gestores e técnicos da defesa civil Estadual e Municipal, servidores federais, estaduais e municipais da Universidade Estadual do Maranhão, Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil – CEPDEC-MA, Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais-SEMA, Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil de São Luís, Bacabal e Grajaú além de representantes da área planejamento e saúde do Estado, com o objetivo de fortalecer a atuação dos Órgãos que integram o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil.

O evento é fruto de uma parceria entre a Coordenação de Defesa Civil da Sudam (CORDEC/SUDAM) e a Universidade Federal do Pará (UFPA), que desenvolvem o projeto “Integração e Interdisciplinaridade para Preparação em Ações Preventivas na Gestão de Riscos e Respostas a Desastres na Amazônia – INTEGRA-AMAZÔNIA”.

Essa ação faz parte da implementação do sistema integrado de monitoramento hidroclimatológico na região, com a emissão de boletins de alerta (diários e periódicos) e será implantado nos municípios de Bacabal (Rio Mearim) e Grajaú (Rio Grajaú) uma das áreas do Estado do Maranhão com maior número de eventos extremos, que começarão a receber os boletins com a previsão de até 4 (quatro) dias de antecedência.  Os participantes aprenderam como utilizar os resultados dos Boletins de Alerta para planejamento nas ações de preparação e prevenção de desastres e poderão atuar como multiplicadores para os demais municípios localizados na área de influência das bacias dos rios Mearim e Grajaú, respectivamente.

A coordenadora de Defesa Civil da Sudam, Adelaide Nacif, afirmou que o treinamento contribui para que as coordenações municipais de defesa civil treinem o uso das informações geradas pelo sistema para transformá-las em planejamento de suas ações, como planos de contingência, preparação tanto para a prevenção como para a resposta, ou seja, após a ocorrência de um desastres, por exemplo. “Esse é o papel da CORDEC/SUDAM. Isso é ação de planejamento, principalmente para atuação nas ações de preparação e prevenção, considerando a aumento de ocorrência de desastres hidroclimáticos relacionadas a cheias e estiagens, que prejudicam as áreas urbanas e rurais com prejuízos para as famílias e para os sistemas de produção. “Como trabalharmos com estas questões sem levar em conta o sistema hidroclimático da região?”, questiona Nacif.

Entre as principais metas e atividades do projeto está a elaboração de boletins de alerta hidroclimáticos diários e sazonais para as principais bacias da Amazônia Legal. Na primeira etapa, a capacitação para operar o sistema aconteceu nos estados do Amazonas, Acre, Amapá e Rondônia. A oficina do Maranhão abriu a atual fase do projeto, onde Roraima e Tocantins também receberão o treinamento.

Texto: Marilena Vasconcelos
Publicação: 04/11/2015

Fim do conteúdo da página