Frente Parlamentar da Sudam será lançada nesta quarta, em Brasília
A Câmara dos Deputados lança nesta quarta-feira, 7, a Frente Parlamentar em Apoio à Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (FPASudam). A iniciativa é do deputado federal Edio Lopes (PMDB/RR), que coordenará a Comissão. O objetivo é buscar mais recursos e acompanhar políticas e projetos desenvolvidos pelam Sudam. “Temos diversos objetivos dentro das atividades que iremos desenvolver, mas destaco a busca por apoio financeiro à Superintendência, pois precisamos dar mais viabilidade ao desenvolvimento de projetos na Amazônia. Queremos, em 2016, aparelhar a Sudam com orçamento que possa dar condições para que ela atue de forma decisiva para a região”, ressaltou.
Composta por 230 deputados, a FPASUDAM foi criada no início de setembro e funcionará por tempo indeterminado. Entre as atribuições da Frente está a de organizar e divulgar programas, projetos e eventos da Frente com o intuito de acompanhar todo o processo legislativo que se referir às políticas e às ações em prol do fortalecimento da Sudam.
Desde que assumiu a nova direção da Sudam, o superintendente Paulo Roberto Correia e toda a diretoria da instituição tem se esforçado para estreitar relações com os parlamentares da Amazônia. Um dos principais resultados dessa articulação será o aumento na apresentação de emendas ao orçamento da Sudam para o próximo exercício.
Ao final do evento, a Sudam fará uma exposição da cartilha “Programas e Ações para Alocação de Emendas Parlamentares à SUDAM”. Elaborada pela Diretoria de Planejamento e Articulação de Políticas em conjunto com a Assessoria de Gestão Institucional da Superintendência, a publicação objetiva orientar sobre os programas e as ações orçamentárias passíveis de alocação de Emendas Parlamentares, Emendas de Bancadas, Emendas de Frente Parlamentar ou de Relator Geral ao Projeto de Lei Orçamentária (PLOA) para o exercício de 2016. “Este documento apresenta uma nova proposta de trabalho para a implementação das emendas, focada em resultados e com o objetivo de marcar uma nova etapa no desenvolvimento da Amazônia”, afirma o superintendente Paulo Roberto. O lançamento da Frente acontece às 17h, no Plenário XVI (Ala das Comissões, Anexo II) da Câmara dos Deputados.
Senado - A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) aprovou no dia 30 de setembro a criação da Frente Parlamentar em Defesa da Amazônia Legal. O início dos trabalhos do grupo ainda não tem data marcada e depende de apresentação de requerimento à Mesa do Senado. A frente, que será integrada por senadores, terá como finalidade priorizar o desenvolvimento sustentável e proteger os recursos naturais e os interesses socioeconômicos da região, que engloba a totalidade de oito estados (Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins) e parte do Estado do Maranhão. A iniciativa partiu da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM). O relator, senador Paulo Rocha (PT/PA), recomendou a aprovação da proposta.
Texto: Leidemar Oliveira
Publicação: 6/10/15
Redes Sociais