Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Home > Últimas Notícias > Seminário debate investimentos em Rondônia
Início do conteúdo da página

Seminário debate investimentos em Rondônia

Criado: Quinta, 15 de Outubro de 2015, 16h48 | Publicado: Quinta, 15 de Outubro de 2015, 16h48 | Última atualização em Terça, 27 de Outubro de 2015, 11h34

Porto Velho (RO) - Empresários, entidades da sociedade civil, gestores públicos e profissionais em atividades relacionadas à atração de investimentos e de apoio ao desenvolvimento do setor produtivo local participaram da reunião itinerante realizada pela Sudam, na manhã ontem, em Porto Velho.

O seminário denominado “Apoio aos investimentos em Rondônia” contou com a participação de representantes do Banco da Amazônia; BNDES; Banco do Brasil; Caixa Econômica Federal, Federação das Indústrias do Estado de Rondônia e governo do estado. A Sudam apresentou os incentivos fiscais e linhas de financiamento mais relevantes para quem investe ou quer investir em Rondônia.

O superintendente da Sudam, Paulo Roberto Correia e o coordenador-Geral de Incentivos Fiscais, Indalécio Pacheco apresentaram os instrumentos de atração de investimentos administrados pela Superintendência, entre os quais os incentivos fiscais e o Fundo de Desenvolvimento da Amazônia – FDA. De 2007 a 2015, a Sudam investiu no Estado de Rondônia, mais de R$ 1 bilhão em quatro projetos financiados pelo FDA. Os empreendimentos tratam sobre geração e transmissão de energia e implantação de um frigorífico.

O Estado também se beneficiou dos incentivos fiscais concedidos pela Superintendência com a aprovação de 137 projetos. Com esses incentivos, as empresas beneficiadas deixam de recolher o imposto de renda para investir na própria modernização e na geração de emprego. Além de beneficiar o setor privado, a Sudam também liberou recursos para projetos firmados com prefeituras e Governo do Estado. As ações estão voltadas principalmente para à infraestrutura urbana e incentivo à produção rural. “Junto com os nossos parceiros, queremos sensibilizar o empresariado local, todo o setor produtivo, que podemos fazer com que este Estado seja um importante contribuinte para o PIB do nosso país, trazendo emprego, renda e desenvolvimento, pois essa é a principal missão da Sudam”, destacou Paulo Roberto.

Potencialidades locais

O presidente da Fiero, Marcelo Thomé falou sobre as potencialidades de Rondônia e, ao mesmo tempo ressaltou a importância da adoção de políticas para desenvolvimento econômico do estado. Segundo ele, Rondônia é um grande produtor de matéria prima, mas precisa industrializar estes arranjos produtivos. Ao inserir um processo industrial, como o esmagamento da soja, agregará 65% de valor a este produto. “Temos potencialidade econômica que ainda não é aproveitada adequadamente, porque não temos políticas e investimentos para a verticalização destes arranjos”, ressaltou Thomé.

Texto: Ascom/Sudam com a colaboração da Ascom/Fiero

 

Publicação: 15/10/15

Fim do conteúdo da página