Defesa Civil da Sudam e Corpo de Bombeiros firmam parceria
Planejamento de ações e capacitação nortearam encontro
O planejamento de ações integradas com a Coordenação de Defesa e Proteção Civil (CORDEC) da Sudam e a Coordenação Estadual de Defesa Civil do Corpo de Bombeiros (CEDEC), para prevenção e preparação dos municípios do Pará em respostas contra desastres naturais, foi o tema da reunião realizada na manhã desta terça-feira (10), entre os dois órgãos, na sede da Sudam.
Segundo a coordenadora de Defesa e Proteção Civil, Adelaide Nacif, “é importante capacitar e fortalecer os municípios para que estes possam elaborar planejamentos internos e planos de contingência para os casos de cheias, enxurradas e estiagens”. Inicialmente, serão realizados cursos de capacitação para preparar os municípios para prevenir, minimizar e reparar os danos humanos e materiais.
Na reunião, foram montados planos de ação para reestabelecer a normalidade da população atingida e proporcionar redução dos danos materiais, familiares e até mesmo psicológicos da população que ocupa as áreas de risco.
O Coordenador Adjunto de Defesa Civil do Pará, Major Adailton Souza, avaliou o encontro: “O objetivo dessa reunião foi estreitar os laços da Coordenadoria Estadual com a nossa Coordenadoria Regional, que fica aqui na Sudam. Foi muito produtivo, saímos daqui com alguns encaminhamentos e vamos reunir no próximo dia 17 para finalizar algumas questões sobre a capacitação nas ações de defesa civil. A parceria entre os órgãos que integram o Sistema de Defesa Civil vai dar uma resposta para aquelas populações que estão em situação de risco e necessitam desse braço do Estado e da União, a fim de resolver essas situações de desastre”, disse ele.
A Cordec/Sudam é interligada à Secretaria Nacional de Defesa Civil (SEDEC), do Ministério da Integração Nacional (MI) e integra como órgão regional o Sistema Nacional de Defesa Civil (SINDEC). Entre as competências regimentais, está a responsabilidade de compatibilizar e consolidar os planos e programas de Defesa Civil para o planejamento regional, além de realizar estudos sobre a possibilidade de ocorrência de desastres de qualquer origem.
Publicação: 12/3/15
Texto: Joyce Wanzeller
Redes Sociais