Sudam participa de audiência pública no Senado Federal
A Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia participou na manhã desta quarta-feira (15), de audiência pública na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), onde apresentou os planos de trabalho para os próximos quatro anos. A audiência foi presidida pelo Senador João Alberto Souza (DEM- MA) vice- Presidente da CDR.
O Superintendente da Sudam, Djalma Mello, explicou que um dos maiores desafios de sua gestão é aumentar o comércio intrarregional entre os nove estados que fazem parte da Amazônia Legal. Apresentou ainda resultados de estudos e trabalhos realizados pela Nova Sudam nesses últimos oitos anos.
Dentre eles destacou o Programa de Produção do Etanol Social da Amazônia lançado, no último mês, no Tocantins. “Diante da impossibilidade de financiar o plantio de cana-de-açúcar na Amazônia devido à Resolução nº 3813/2009, do Banco Central, que proíbe o cultivo desse produto na Amazônia, a Superintendência buscou alternativas capazes de viabilizar a produção de etanol na região. Segundo pesquisas da UFT, a batata-doce tem capacidade de produção superior a da cana-de-açúcar na produção de etanol, tanto o hidratado com o anidro” afirmou.
Dentre outros projetos destacou o Programa de Desenvolvimento Industrial da Amazônia (PDIAL). Mello enfatizou que o programa tem a finalidade de Verticalizar a produção, agregar valor, diversificar a base produtiva, aproveitar as potencialidades latentes da região, internalizar a riqueza e a renda gerada, respeitando os fundamentos da sustentabilidade, são os pareceres que se colocam como desafio ao desenvolvimento da Região Amazônica na atualidade.
Ainda segundo ele, a Sudam vem trabalhando junto aos empresários a redução de 75% do imposto de renda, que são os incentivos fiscais. Desde a recriação da Nova Sudam, em 2007, as políticas de isenção fiscal atingiram um montante próximo a R$ 16 bilhões, para mais de 1,7 mil projetos aprovados. Também foi destacado o Fundo de Desenvolvimento da Amazônia (FDA), que destinou 82% de suas verbas para o incremento da infraestrutura, com cerca de R$ 4 bilhões injetados na Amazônia.
O Senador Donizete (PT-TO) em sua intervenção parabenizou a atuação da Sudam na Amazônia Legal, enfatizando que o Órgão sempre tem alternativas a curto, médio e longo para o desenvolvimento da Região. “A Sudam realizou um trabalho muito interessante onde eu venho acompanhando a mais de seis anos. O Programa de produção do Etanol não servirá apenas para os estados que fazem parte da Amazônia e sim para todo o País” concluiu.
O Senador Paulo Rocha comentou a importância da Sudam para a região Amazônica. “Precisamos resgatar a imagem da Sudam, um Órgão de fundamental importância para o desenvolvimento dos Estados que fazem parte da Amazônia Legal”, afirmou. O Senador do PT, que foi um dos responsáveis pelo requerimento que instituiu a Nova Sudam, explicou que vai continuar trabalhando para o crescimento da região.
Entre outras autoridades estavam presentes os senadores Wellington Fagundes (PR- MT), Simone Tebet (PMDB- MT), José Medeiros (PPS-MT), Randolfe Rodrigues (PSOL-AP).
Texto: Ana Paula Catete
Publicação: 15/04/2015
Redes Sociais