Feira do Pequeno Agricultor em Augusto Corrêa beneficiará os pequenos produtores do município
Os pequenos agricultores no município de Augusto Corrêa, nordeste do estado do Pará, serão beneficiados com a conclusão da construção da Feira do Pequeno Agricultor Rural, no centro do município.
Com previsão de entrega para julho deste ano, a obra contou com um repasse no valor de R$500 mil da Sudam e tem como objetivo a realização de uma feira coberta, destinada à agricultura familiar, atendendo a necessidade de um espaço com melhor e mais ampla infraestrutura para as famílias da região, que possuem como atividades primárias a pesca artesanal e agricultura de subsistência.
Atualmente a alternativa encontrada pelos agricultores para a comercialização dos produtos tem sido feiras-livres, que não possuem as condições de salubridades necessárias para as mercadorias. A obra realizada em parceria entre a Sudam, vinculada ao Ministério da Integração Nacional (MI), e a prefeitura de Augusto Corrêa, encontra-se em fase de conclusão e em breve estará em pleno funcionamento. Uma vez concluída, a Feira vai oferecer melhores condições de trabalho, além de gerar renda aos pequenos produtores e ofertar produtos de melhor qualidade à população do município.
Incentivo Público
Desde o ano de 1997, o Poder Público Municipal, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, incentiva pequenos produtores, através de um subsidio, na produção de produtos como feijão caupi, mandioca, milho, etc. O subsidio é realizado através da distribuição de insumos básicos (sementes e fertilizantes), serviços de mecanização agrícola, assistência técnica e assessoria junto aos agentes financeiros para a viabilização do Crédito Rural.
A cultura do feijão caupi, subsidiada pela Prefeitura Municipal de Augusto Corrêa, é tida como atividade de grande importância socioeconômica para o município, gerando em todo o ciclo do ano de 2006, mais de cinco mil empregos diretos e onze mil indiretos, movimentando o valor estimado de cinco milhões de reais.
Texto: João Micuanski
Publicação: 26/05/15
Redes Sociais