Plano Safra é tema de debate na Sudam
O detalhamento sobre planos de incentivo do ministério à pesca na região, assim como melhorias na estrutura de produção das colônias, mudança da sede na capital e o Plano Safra da Pesca e Aquicultura, foram os principais temas discutidos na reunião promovida pelo Ministério da Pesca e Aquicultura. A discussão ocorreu na manhã de hoje(10), na sede da Sudam, em Belém.
O Plano Safra-2015, que funciona como uma linha de crédito que financia projetos para aumentar a produção e gerar renda em todo o Brasil, prevê o investimento de cerca de R$ 2 milhões para melhorias, assim como taxa de juros reduzidas e prazos de carências maiores, beneficiando pescadores profissionais, marisqueiros, aquicultores e agricultores familiares.
A reunião foi coordenada pelo ministro da pasta, Helder Barbalho, e contou, ainda com a participação de outras autoridades como o Superintendente regional norte-centro-oeste do INSS, Silvio Vizeu, a Superintendente da pesca e aquicultura no Pará, Soane Castro de Moura, a chefe da divisão na Superintendência Federal de Pesca e Aquicultura no estado do Pará, Thicyana Éricka Nunes, a deputada federal Simone Morgado e dos deputados estaduais Orlando Lobato e Ozorio Juvenil.
Os representantes de colônias de pescadores dos munícipios do Pará tiraram dúvidas sobre como funciona o programa e a forma de acesso aos recursos e as prioridades para o setor. O Superintendente da Sudam, em exercício, Inocêncio Gasparim, participou da abertura do evento e ressaltou que a Sudam tem buscado incentivar e contribuir para que as políticas públicas cheguem aos seus destinatários, em especial àqueles que mais precisam do Governo.
Texto: João Micuanski
Publicação: 10/08/2015
Redes Sociais