Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Home > Últimas Notícias > PPA 2016-2019: Sudam participa do Fórum Dialoga Brasil Norte
Início do conteúdo da página

PPA 2016-2019: Sudam participa do Fórum Dialoga Brasil Norte

Criado: Quinta, 11 de Junho de 2015, 16h26 | Publicado: Quinta, 11 de Junho de 2015, 16h26 | Última atualização em Segunda, 05 de Outubro de 2015, 10h44

Diretores e equipe técnica da Sudam participaram na tarde de ontem, do Fórum Dialoga Brasil Norte, que tem por objetivo debater com a sociedade a construção do Plano Plurianual (PPA) 2016 a 2019 do Governo Federal. O evento ocorreu em Belém, reunindo autoridades políticas, gestores públicos e membros da sociedade civil que apresentaram ao secretário-geral da Presidência da República, ministro Miguel Rossetto, as principais políticas consideradas prioritárias ao desenvolvimento dos estados amazônicos.

As autoridades ressaltaram a importância do diálogo democrático promovido pelo Governo Federal na discussão do PPA, uma vez que o Plano estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal para os próximos quatro anos.

Na abertura dos trabalhos os parlamentares destacaram a importância da Amazônia no cenário nacional e apresentaram reivindicações históricas do Pará da região, a exemplo da revisão da Lei Kandir, o derrocamento do Pedral do Lourenço, as políticas econômicas e sociais para o Marajó, a conclusão do asfaltamento das principais rodovias como a BR-163 e a Transamazônica dentre outras.

O ministro Miguel Rossetto fez um balanço dos principais projetos apoiados na região nos últimos três PPA’s. Segundo ele, foram gerados mais de 20 milhões de novos postos de trabalho, construídas 280 mil moradias, contratados 676 mil profissionais da saúde através do Programa Mais Médicos, realizados investimentos em educação, em especial a ampliação de escolas técnicas, além da ampliação das redes de esgoto e do Bolsa Família.

Rossetto destacou que o próximo PPA terá como principais desafios a qualificação dos serviços públicos (educação, transporte e saúde), e o fortalecimento da economia com foco na geração de mais empregos. Outras políticas também foram citadas por Rossetto, como a capacidade de inovação, a redução de homicídios e a ampliação da Banda Larga. “O próximo PPA deverá criar novas iniciativas e programas. Queremos construir uma nação mais renovada e com perspectivas de futuro”, afirmou o ministro.

 

Texto: Leidemar Oliveira

Publicação: 11/5/15

Foto: Marco Santos

 

 

Fim do conteúdo da página