Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Home > Últimas Notícias > Sudam apresenta estudo sobre desenvolvimento da Amazônia
Início do conteúdo da página

Sudam apresenta estudo sobre desenvolvimento da Amazônia

Criado: Sexta, 19 de Junho de 2015, 16h30 | Publicado: Sexta, 19 de Junho de 2015, 16h30 | Última atualização em Segunda, 05 de Outubro de 2015, 10h44

 

Com o objetivo de disponibilizar dados para dar suporte ao Planejamento Estratégico, Tático e Operacional de todas as unidades que compõem a Sudam, a Assessoria Técnica do Gabinete da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia, apresentou os primeiros resultados do projeto Base de Dados da Amazônia Legal (DATAMAZ). O estudo faz uma análise dos principais pontos do desenvolvimento econômico e social na Amazônia, de 2000 a 2012.


O estudo realizado pelos economistas Dayan Pereira e Benedito Caldas, levou em consideração análises sobre população, produção e emprego em toda a região amazônica. De acordo com o resultado, a população da Amazônia está crescendo mais que a população nacional, o que pressupõe o crescimento da renda per capita da Amazônia, indicando assim o desenvolvimento da região. O mesmo ocorre com o Produto Interno Bruto (PIB), o estudo identificou que o PIB dos nove estados da Amazônia Legal cresce mais do que o das outras regiões do país.

Em relação aos empregos, o levantamento mostra que o crescimento da geração de empregos é superior ao índice nacional, os postos de trabalhos ainda se concentram nas capitais dos estados e em alguns setores, como o serviço público e o setor de serviços.

 



Logo após a apresentação dos dados, a mesa, composta pelo Superintendente da Sudam, Djalma Mello, e por um grupo de técnicos das diretorias de planejamento e de Incentivos Fiscais, debateram acerca dos temas mais importantes do trabalho.

Segundo Djalma Mello, o estudo é de extrema importância para todas as coordenações e diretorias da Sudam. “Vemos a importância desses dados e como eles podem ajudar o trabalho a desenvolver mais o trabalho da Sudam e consequentemente o trabalho da Amazônia”, comentou. Após o debate da mesa, os participantes do seminário puderam esclarecer possíveis dúvidas e dialogar com os técnicos sobre os levantamentos realizados.

 

Texto: Aline Andrade

Publicação: 19/06/15

Fim do conteúdo da página