Ministro da Integração empossa novo gestor da Sudam
Ampliar as fontes de recursos orçamentários para a região, com a criação de uma frente parlamentar e de uma “Sudam itinerante” e a prioridade de crédito aos pequenos empreendimentos são algumas das pautas de consenso entre as autoridades presentes à cerimônia de posse do novo superintendente da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), Paulo Roberto Correa da Silva. A cerimônia aconteceu na manhã desta terça-feira, 08, no auditório central da Sudam, em Belém, e contou com a presença do ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, parlamentares e lideranças empresariais, políticas e comunitárias, além de autoridades da região amazônica. O novo superintendente foi nomeado no dia 18 de agosto, por indicação da bancada do Partido Progressista (PP) da região Norte. Ele é acreano e formado em administração de empresas públicas e privadas.
“Não fossem os incentivos fiscais e financeiros desde o Finam até o FDA a região não teria a infraestrutura que possui hoje, que geram quatro milhões de empregos. Não se reparte o que não se tem”. Com esse resgate da importância histórica da Sudam para o desenvolvimento da região, o novo superintendente destacou, os incentivos fiscais que, segundo ele, “permitem a permanência competitiva das empresas em cada estado amazônico”. Ele destacou a importância dos cerca de três bilhões de reais ao ano que a Sudam injeta na região. ”Sem esse incentivo, a maioria das empresas não resistiria à voraz competitividade das empresas dos centros hegemônicos da economia”, afirmou.
Dando indicações de uma gestão proativa que prioriza atividades produtivas e investimentos em tecnologia e inovação, o superintendente anunciou a criação de uma força-tarefa para dar tratamento preferencial às atividades produtivas de pequenos e mini produtores rurais e pequenas e microempresas. Ele defendeu o que chamou de uma “sinergia”, união de todos e principalmente vontade política, para que a região ultrapasse a fase de exportadores de matéria-prima e se torne exportadora de produtos com alto valor agregado. “A Sudam, possui um papel fundamental nessa transformação”, afirmou ele. Ele anunciou, ainda até o final do ano, a criação de um Grupo de Trabalho (GT) com agentes financeiros para tratar especificamente do acesso ao crédito, onde seriam analisados quais os gargalos existentes e as soluções ágeis e práticas para solucioná-los.
O ministro Gilberto Occhi sugeriu uma ampliação das ações da Sudam pelos estados menores da Amazônia que, segundo ele, são “os que mais precisam”. Ele propôs, nos próximos meses, a criação de uma “Sudam itinerante” que vá até os nove estados da Amazônia, para divulgar os recursos do Fundo de Desenvolvimento da Amazônia (FDA) e dos Incentivos Fiscais, junto às Federações das Indústrias e do Comércio, movimentos sociais e pequenos agricultores. Occhi destacou, ainda, a presença na cerimônia de representantes dos três bancos federais (Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Banco da Amazônia) e apelou para o uso efetivo dos recursos dos fundos. Ele destacou, a importância de três obras de grande porte em andamento, que serão inaugurados em breve e que hoje geram oportunidades na indústria (empresa Granol no Tocantins), na logística (a construção de um porto em Rondônia) e na saúde, (um hospital no Amazonas). “Isso é um exemplo daquilo que nós temos condições de construir em benefício de toda a população”. Ele afirmou a importância da disponibilidade dos recursos para os três bancos federais para atender aos investidores que tenham um apoio indispensável da Sudam.
Na mesma cerimônia, tomou posse a nova diretora de Administração da Sudam, Fátima Pelaes. Ela relembrou em seu discurso os desafios de todas as suas experiências no serviço público, inclusive em seus mandatos nas esferas federal, estadual e municipal. Ela afirmou que cada servidor público tem uma missão de ajudar a melhorar, que coloca à disposição da casa a sua experiência e que conta com o apoio de todos os membros da Diretoria Colegiada.
Presenças – Além das autoridades citadas acima, prestigiaram a solenidade de posse os representantes da Federação das Indústrias do Pará, José Maria Mendonça, do Acre, João Francisco Salomão, o senador Gladson Cameli (PP/AC), deputados federais Lázaro Botelho (PP/TO), Édio Lopes (PMDB/RR), o deputado estadual Nicolau Júnior (PP/AC), e representante regional do Ministério da Agricultura.
Texto: Marilena Vasconcelos
Publicação: 08/09/2015
Redes Sociais