Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Home > Últimas Notícias > Feliz Aniversário Porto Velho
Início do conteúdo da página

Feliz Aniversário Porto Velho

Criado: Terça, 24 de Janeiro de 2017, 16h26 | Publicado: Terça, 24 de Janeiro de 2017, 16h26 | Última atualização em Terça, 24 de Janeiro de 2017, 16h38

PORTO VELHO

 

Porto Velho é um município brasileiro e capital do estado de Rondônia, situado na margem à leste do Rio Madeira, na Região Norte do Brasil. Com uma população de cerca de 511 mil habitantes, conforme estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É o município mais populoso de Rondônia, e o terceiro da Região Norte, atrás de Manaus e Belém e o mais populoso município da Região fora do eixo Amazonas-Pará. É a capital brasileira com maior área territorial, com mais de 34 mil km². Foi fundado pela empresa americana Madeira Mamoré Railway Company em 4 de julho de 1907, durante a construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, comandada pelo magnata norte-americano Percival Farquhar. Em termos econômicos, a cidade detém o quarto maior PIB da Região Norte, depois de Manaus, Belém e Parauapebas.

 

Capital de um dos nove estados da Amazônia Legal, área de abrangência da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam). O estado de Rondônia tem aprovados quatro projetos na Sudam com recursos do Fundo de Desenvolvimento da Amazônia (FDA), sendo um das empresas Eletrogoes S/A , no município de Pimenta Bueno, de implantação de uma Usina Hidréletrica de 73.500 kw, e Minerva Indústria e Comércio de Alimentos Ltda., em Rolim de Moura, para a Implantação de uma planta frigorífica. Na capital, Porto Velho, mais dois projetos estão em implantação, sendo um da empresa Santo Antonio Energia S/A, com investimentos do FDA no valor de cerca de R$637,3 milhões para a implantação de UHE Santo Antonio, com capacidade de 3.150,40 MW. O outro projeto em fase de implantação em Porto Velho é da empresa Estação Transmissora de Energia S/A, de cerca de R$221,8 milhões de recursos do FDA.

 

Texto: Marilena Vasconcelos

Imagem: ASCOM

Publicado em: 24/01/17

 

 

Fim do conteúdo da página