Sudam abre o 2º fórum de gestão do Turismo de base comunitária do Pará
Na ultima quinta-feira, 02, a Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) foi o local de abertura do 2º fórum de gestão do Turismo de base comunitária do Pará, que será realizado até dia 4 de maio. O evento tem como objetivo discutir a resistência, sobrevivência e luta contra a correnteza do turismo predatório.
O evento de abertura reuniu instituições governamentais e privadas, ONg’s, representantes comunitários e pesquisadores de todas as regiões do Estado para discutir os processos de Gestão do Turismo de Base Comunitária e seus desafios. Como resultado final, será formulada uma proposta (Projeto de Lei Estadual), a título de contribuição deste fórum à regulamentação do Turismo de Base Comunitária no Estado do Pará.
Segundo o coordenador Geral de Inclusão Social e Desenvolvimento Sustentável da Sudam, Paulo Contente, “estamos preocupados em promover o desenvolvimento em todos os setores da economia e sabemos que o turismo é com certeza um grande potencial de crescimento aqui na região. A Sudam trabalha em conjunto, pensando o melhor para o turismo”, contou.
O secretário de Turismo, André Dias Filho, parabenizou o evento e destacou sobre trabalhar o turismo para todos. “Não adianta fazer turismo para o comércio. O foco deve ser no turista paraense, no turista brasileiro e no turista internacional, e aí sim buscar o fluxo de destino que irá direcionar o desenvolvimento, para que o turista esteja conectado com a cultura. Parabéns pela iniciativa e aos orientadores”, destacou.
O fórum terá três dias de programação em três locais: em Belém, na Sudam; na comunidade de Santo Amaro, localizada às margens do RioTaiassuí, afluente do rio Guamá, a 8 km da alça viária, em Benevides e, por fim, na Ilha de Cotijuba, em Belém, a terceira maior em dimensão territorial da capital paraense, banhada pelas baías do Marajó e Guajará.
Veja a programação:
por Ascom Sudam
publicado em 03/05/2019
Redes Sociais