Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Home > O que é? > Últimas notícias > 1º Feira de Artesãos da Rede ODS - Pará tem apoio da Sudam
Início do conteúdo da página

1º Feira de Artesãos da Rede ODS - Pará tem apoio da Sudam

  • Publicado: Sexta, 14 de Dezembro de 2018, 11h30
  • Última atualização em Sexta, 14 de Dezembro de 2018, 13h10
  • Acessos: 2165

Com o intuito de mobilizar a Rede dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS - Pará), a Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) realizou a 1º Feira de Produtos Artesanais de seus Parceiros. O evento foi organizado em conjunto com a Prefeitura Municipal de Barcarena, Caixa Econômica Federal e o Ecomuseu da Amazônia e reuniu sete grupos de artesãos, ontem, 13 de dezembro, no hall do edifício sede da Caixa Econômica Federal, em Belém.

“A atividade desenvolvida é um projeto piloto para dar visibilidade e apoiar as ações desenvolvidas pelos parceiros da ODS – Brasil. É também uma forma de mobilização para Agenda 2030, Conjunto de programas, ações e diretrizes da Organização das Nações Unidas (ONU). A ideia é continuar promovendo eventos como este em outras datas comemorativas”, falou Taciane Oliveira, técnica da Coordenação Geral de Inclusão Social e Desenvolvimento Sustentável (Cogid).

Edna Marajoara, artesã da Flora do Marajó, destacou a importância da parceria entre a Sudam com o Grupo da Flora. “Dentro da ODS surgem essas parcerias para construir os projetos dos povos tradicionais e é muito importante o apoio técnico oferecido pela Sudam, com informações e nos capacitando na formação do projeto”.

A Feira também atendeu deu destaque à culinária paraense. “É uma iniciativa muito interessante fomentar eventos em que os artesãos podem divulgar produtos que muitas pessoas ainda não conhecem. Para mim, que sou de Goiânia, aproveitei para trocar o refrigerante e tomar um suco de cupuaçu”, falou Júlia Araújo, servidora da Caixa.

Leda Trancredi, técnica bancária, elogiou a atuação da Rede - ODS. “No momento em que você mostra para o público todas as possibilidades desses materiais recicláveis, isso acaba educando as pessoas e dessa maneira cada um fazendo sua parte a gente consegue ter um mundo melhor com o reaproveitamento de materiais. Eu, por exemplo, comprei um porta-prato de um material muito bonito e nem conhecia esse tipo de material reciclável”.

Desde o ano de 2014, a Sudam aderiu ao Núcleo Estadual do Pará aos Objetivos Do Desenvolvimento do Milênio (ODM), transformado em 2015 na Rede ODS – Pará, da qual a autarquia continua a participar. A Rede ODS é um coletivo suprapartidário que tem como diretrizes: defender, democratizar e localizar os 17 objetivos para a Agenda 2030.

 

Publicado em 14/12/2018

Por Ascom Sudam

registrado em:
Fim do conteúdo da página