Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Home > O que é? > Últimas notícias > FDA poderá financiar formulador de combustíveis em Mato Grosso
Início do conteúdo da página

FDA poderá financiar formulador de combustíveis em Mato Grosso

  • Publicado: Terça, 01 de Agosto de 2017, 16h57
  • Última atualização em Quarta, 02 de Agosto de 2017, 16h04
  • Acessos: 2926

                                               

A Diretoria Colegiada da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) aprovou, no último dia 28, Consulta Prévia da empresa EGCEL – Comercial, Formuladora, Importadora e Exportadora de Derivados de Petróleo S/A, que tem como objetivo implantar uma fábrica de formulação de combustíveis líquidos, gasolina "A" e de óleo diesel, exclusivamente por mistura mecânica decorrente de hidrocarbonetos derivados de petróleo, com licença para a produção anual de 1,2 bilhão de litros. Caso se transforme em projeto, a empresa terá participação do Fundo de Desenvolvimento da Amazônia (FDA), no valor de cerca de R$25 milhões.

 O empreendimento fica no município de Várzea Grande, no Mato Grosso e exerce uma atividade análoga ao trabalho das refinarias de petróleo, como previsto na legislação brasileira desde 2001, quando foi implementada a figura do “formulador de combustíveis”, por uma portaria da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), no governo Fernando Henrique Cardoso.

 O empreendimento deverá beneficiar tanto o Mato Grosso quanto os estados limítrofes, pois será a única produtora de combustíveis da região Centro-Oeste e vai suprir uma vasta área do território nacional, diminuindo o risco frequente de desabastecimento na área, que prejudica e encarece o escoamento da produção. O investimento deve gerar 80 empregos diretos, 183 terceirizados e 12 indiretos. “Isso significa um benefício importante para o município de Várzea Grande, que passa a contar com mais uma empresa de grande porte, fortalecendo sua economia”, assegurou Luis Obata, responsável técnico pela Consulta Prévia.

 Por Marilena Vasconcelos

registrado em:
Fim do conteúdo da página