Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Home
Início do conteúdo da página
Artigos

4.3 ARTICULAÇÃO INTERINSTITUCIONAL VISANDO O FORTALECIMENTO DO SINPDEC, NA AMAZÕNIA LEGAL

Escrito por André Fernandes | Criado: Quinta, 01 de Outubro de 2015, 11h36 | Publicado: Quinta, 01 de Outubro de 2015, 11h36 | Última atualização em Quinta, 01 de Outubro de 2015, 11h36

4.3 ARTICULAÇÃO INTERINSTITUCIONAL VISANDO O FORTALECIMENTO DO SINPDEC, NA AMAZÕNIA LEGAL

     

Com o objetivo de promover o fortalecimento do SINPDEC, na Amazônia, a CORDEC/SUDAM, em parceria e articulação com a Secretaria Nacional de Defesa Civil – SEDEC-MI, os órgãos estaduais e municipaisde Defesa Civil e instituições de pesquisa e ensino e a sociedade, tem focado as suas ações na prevenção e preparação a desastres.

Nesse sentido, desde 2008, participa como membro parceiro, das reuniões da REDE ESTADUAL DE PREVISÃO CLIMÁTICA E HIDROMETEOROLÓGICA DO PARÁ – RPCH, que tem por objetivo Implementar e sistematizar uma rede integrada de pesquisa e previsão climática para o Estado do Pará na escala de tempo sazonal e intrasazonal, juntamente com a UFPa, Sema-Pa, SIPAM e INMET.

Participação nos Workshops promovido pelo Centro Gestor e Operacional dos Sistema de Proteção da Amazônia – CENSIPAM/CR-Belém e de Porto Velho/RO com o objetivo de discutir estratégias de otimização de esforços visando a maior integração entre os órgãos que atuam e desenvolvem trabalhos na área de sensoriamento remoto e na prevenção aos desastres naturais na região.

Participação nas Reuniões promovidas pelo Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM) / Centros Regionais de Belém, Manaus e Porto Velho, através de videoconferências, objetivando discutir os diagnósticos das condições meteorológicas predominanrtes sobre a Amazônia de Previsão Climática para a Amazônia com vistas à elaboração do Boletim de Previsão Climática.

Participação nas reuniões anuais de apresentação do Plano de Contingência de Defesa Civil, promovidas pela Coordenação Estadual de Defesa Civil do Pará.

Participação na Reunião do Comitê Pará de Articulação Estadual dos Territórios da Cidadania – CAE, realizada em julho de 2009, na Sudam, em Belém-Pa

Participação nas reuniões do Grupo de Trabalho “Informações de Riscos e Desastres”, coordenado pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres – CENAD/SEDEC/MI, para discussão e elaboração dos Boletins técnicos e consolidados, o qual é integrado pela ANA, CEMADEN, CPRM, CPTEC e SIPAM.

Participação nas reuniões de monitoramento do Ministério da Integração Nacional-MI, para apresentação e avaliação dos (04) Planos Operativos da SUDAM, integrantes do “Eixo Estratégico “Assegurar Proteção Civil”.

Ao final do ano de 2013, um Termo de Cooperação assinado entre a Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) e a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) vai estudar o desenvolvimento local integrado com ênfase na socioeconomia, proteção e reabilitação ambiental da microbacia do rio Guamá, no município de Ourém, no nordeste do Pará. Os recursos descentralizados pela Sudam, no valor de aproximadamente R$1,5 milhão, serão aplicados na mobilização e apoio de ações de levantamento ambiental e no levantamento do perfil socioeconômico, capacitação e implantação de sistemas de produção alternativos, além de reabilitação da mata ciliar no local. Será realizado, ainda, o monitoramento hidrológico que contribuirá para a recuperação ambiental e a perenização da microbacia, ações preventivas de segurança alimentar, saúde e proteção civil.

O projeto faz parte das ações de fomento a projetos de transformação da biodiversidade da Amazônia e da Coordenação e Fortalecimento do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil, tendo nesse sentido a participação de recursos orçamentários da CORDEC/SUDAM, no valor de R$50.000,00. A previsão é que o trabalho seja executado em dois anos.

registrado em:
Fim do conteúdo da página