Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Home
Início do conteúdo da página
Artigos

Etanol Social

Escrito por André Fernandes | Criado: Segunda, 14 de Setembro de 2015, 11h57 | Publicado: Segunda, 14 de Setembro de 2015, 11h57 | Última atualização em Sexta, 06 de Dezembro de 2019, 10h50

Objetiva a produção de etanol sustentável na Amazônia tendo como matéria-prima a batata-doce

Etanol Social da Amazônia

Em cumprimento à sua missão institucional de articular ações que induzam ao desenvolvimento da Amazônia, a Sudam, em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT) viabilizou pesquisa buscando uma solução sustentável para a produção de etanol, tanto o hidratado quanto o anidro, tendo como matéria-prima a batata doce. Para isso, buscou empresas produtoras de bens de capital para desenvolver equipamentos para produzir etanol com a qualidade exigida pelas normas vigentes, o que possibilitou o desenvolvimento da Usinaflex, criada pelo CIMASP (Comércio e Indústria de Equipamentos).

Pesquisas da UFT mostram que a batata doce tem capacidade de produção superior a da cana-de-açúcar. O estudo apresenta um diagnóstico do mercado do etanol combustível na Amazônia Legal, cujo objetivo maior é caracterizar o cenário atual e perspectivas desse mercado na região. A iniciativa da Sudam está viabilizando a produção local de um etanol ambientalmente correto, garantindo abastecimento na maioria dos estados da Amazônia a preços mais acessíveis.

Público-alvo

O Programa tem o desafio de apresentar o etanol, enquanto atividade alinhada com a indústria, como uma oportunidade para empreendedores que desejam trabalhar com um negócio sustentável. Neste sentido, a autarquia tem os seus instrumentos financeiros e fiscais para viabilizar os projetos de plantas industriais.

A produção do Etanol Social pode dinamizar as relações comerciais entre os Estados amazônicos, considerando o aproveitamento das potencialidades locais e a diversificação da produção. Isso pode significar, ainda, uma opção para as famílias que se encontram atualmente sem alternativa e que, organizadas em associações de pequenos produtores, para implantação de miniusinas, terão um grande benefício social pela geração de renda e fixação do homem na terra evitando-se o êxodo rural. No plano específico mercadológico, além de combustível, o etanol pode ser utilizado para fins comerciais, industriais e farmacêuticos, geração de energia e fabricação de bebidas.

Acesse as publicações técnicas aqui 

  
Fim do conteúdo da página