Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Home
Início do conteúdo da página
Artigos

EXTINTA SUDAM - 1990

Escrito por Aldaci Fonseca | Criado: Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 14h05 | Publicado: Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 14h05 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 15h02

PSU 00004

SUDAM. Ação governamental na Amazônia: subsídios ao zoneamento ecológico-econômico e ao plano de desenvolvimento da Amazônia. Belém, 1990.

Ao longo do processo de ocupação e colonização da Amazônia, e exploração de suas riquezas se fez sem o resguardo das condições ambientais, e ate mesmo com prejuízo de seu ecossistema, dessa foram a ação governamental da Amazônia, se dará em sintonia com os trabalhos de execução do zoneamento ecológico-econômico do território nacional e da definição de um conjunto de medidas orientadas para agilizar o desenvolvimento sustentado das diferentes regiões do país, com prioridade para Amazônia Legal. Com esse enfoque o presente documento contempla a linha básica de ação governamental na Região Amazônica, tendo presentes os compromissos de governo assumidos pelo Presidente Fernando Collor junto a sociedade brasileira e, particularmente, com o homem amazônico.

PSU 00092

JANKAUSKIS, Juris. Avaliação de técnicas de manejo florestal. Belém: SUDAM; Faculdade de Ciências Agrárias do Pará, 1990. 143 p.

Considerando o acervo de infromações existentes na Estação de Silvicultura Tropical do Centro de Tecnologia Madeireira da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM) sobre estudos de ecologia, manejo e exploração florestal, a SUDAM firmou com um convênio com a Faculdade de Ciências Agrárias do Pará (FCAP) visando a apresentação de forma condensada, dos resultados das pesquisas implantadas, referentes ao desenvolvimento de técnicas de manejo florestal tropical, com o objetivo de oferecer à sociedade, alguns principios básicos sobre a dinâmica de recuperação e produtividade dos ecossistemas florestais, objeto desse trabalho.

PSU 00113

SUDAM.CHSRA.CORDECAM Caracteristicas fisiográficas da Bacia do Riozinho do Rola. Belém, 1990. 56 p.

Este trabalho apresenta informações sobre as características fisiográficas de Bacia do Riozinho do Rola, permitindo assim, o conhecimento preliminar sobre a vegetação, solos, geomorfologia, geologia, clima, hidrologia, hidrogeologia e sedimentometria desta bacia.

PSU 00162.0004

SUDAM; IDESP. Consumo de produtos industrializados na região metropolitana de Belém. Ed. Preliminar. Belém, 1990.

Em 1977, o IDESP motivado pela preocupação da SUDAM em conhecer parametros que permitissem orientar com maior racionalidade os investimentos industriais na região, desenvolveu, em convênio com a SUDAM, o trabalho de pequisa sobre o consumo de produtos industrializados na região metropolitana de Belém, a fim de fazer um levantamento de campo das informações necessárias à determinação dos parâmetros de consumo efetivo e potencial da área metropolitana. Passado cinco anos dessa pesquisa, se faz necessário um novo levantamento da realidade atual do consumo da dessa região considerando as mudanças ocorridas nesse período. Diante disso, a SUDAM celebrou novamente um convênio com o IDESP, com o objetivo de determinar o comportamento da demanda efetiva e potencial da população residente na região metropolitana de Belém.

PSU 00211.0042.001

SUDAM ; OEA ; PROVAM. Programa de desenvolvimento integrado do vale do Araguari (Estado do Amapá): 1ª etapa - estudos básicos – recursos naturais e sócio economia. Belém, 1990. 13 v.

Trabalho relativo a primeira etapa do Programa de Desenvolvimento Integrado do Vale do Araguari (Estado do Amapá) a partir da elaboração de um diagnóstico socioeconômico e dos recursos naturais da área, estruturados em treze volumes da seguinte forma: v.1 – Recursos hídricos; v.2 - tomo 1- Geologia, tomo 2 - Recursos Minerais, tomo 3 – Relatório bibliográfico; v.3 – Geomorfologia; v.4 – Solos e Aptidão Agrícola; v.5 – Recursos Cênicos; v.6 – Vegetação e Recursos Florestais; v.7 – Recursos Pesqueiros; v.8 – Meio Ambiente; v.9 – Demografia e Populações Indígenas; v.10 –Educação, Cultura e Saúde; v.11 – 1 – Saneamento e Habitação, tomo 2 – Organização Espacial, tomo 3 – Saneamento, Habitação e Organização Espacial (Síntese); v.12 – Atividades Econômicas; v.13 – Infraestrutura Física: Transporte, Energia, Comunicação.

PSU 00211.0042.002

SUDAM ; OEA ; PROVAM. Programa de desenvolvimento integrado do vale do Araguari (Estado do Amapá): 2ª etapa – estudos, tendências e prospectivos. Belém, 1990. 6 v.

Trabalho relativo a segunda etapa do Programa de Desenvolvimento Integrado do Vale do Araguari (Estado do Amapá) visando a formulaçao dos estudos, tendências e prospectivos com o objetivo básico de conhecer os condicionantes, tendências e alternativas de crescimentos da área programa no campo economico – social que permitirá uma síntese analítica acerca do comportamento dessa realidade social possibilitando a definição de estratégias, diretrizes e normas, traduzidas por uma linha de ação de curto, médio e longo prazo. O Trabalho é composto por seis volumes, assim distribuidos: v.1 – Potencialidades do Recursos Naturais; v.2 - Aspectos ambientais; v.3 – Tendências da População; v.4 – Comportamento, Tendência e Alternativa de Crescimento – Setores Produtivos; v.5 – Condicionantes Setoriais – Infra-estrutra Social; v.6 – Condicionantes Setoriais – Infra-estrutra Física.

PSU 00211.0042.003

SUDAM ; OEA ; PROVAM. Programa de desenvolvimento integrado do vale do Araguari (Estado do Amapá): Vale do Araguari (pré-diagnóstico: recursos naturais e de sócio-economia). Belém, 1990. 232 p.

Sinopse dos estudos e pesquisas que vêm sendo executados pelo PROVAM, no vale do Araguari, no Estado do Amapá, com objetivo principal de oferecer às autoridades constituídas alguns estudos básicos, cujos elementos técnico-cientificos, configuram a linha utilizada pela SUDAM, com vista à ocupação racional do espaço amazônico.

PSU 00211.0042.007

SUDAM ; OEA ; PROVAM . Programa de desenvolvimento integrado do vale do Araguari no Estado do Amapá: levantamento bibliográfico; acompanhamento dos estudos básicos. Belém, 1990.

Documento que diz respeito a sintetização dos resultados obtidos durante a fase inicial do programa de desenvolvimento integrado do vale do Rio Araguari a ser implantado no Estado do Amapá.

PSU 00211.0042.009

SUDAM. Levantamento dos recursos naturais do vale do rio Araguari, Estado do Amapá. Belém: Departamento de Recursos Naturais, 1990.

Proposta com objetivo de dar subsídios preliminares para execução do levantamento dos recursos naturais do vale do rio Araguari, abordando as várias etapas que serão necessárias para obtenção de resultados dento de uma precisão adequada para esse tipo de trabalho.

PSU 00211.0047.001

SUDAM ; OEA ; PROVAM . Termo de referência objetivando a contratação de consultores para dar suporte técnico à elaboração do PDA-1990/94. Belém, 1990.

Documento que tem por objetivo orientar as atividades técnico-operacionais de elaboração do Plano de Desenvolvimento da Amazônia – PDA, período de 1990/1994, implementar ações executivas além de elaborar alguns segmentos considerados de alta relevância cientifica que deverão integrar o conteúdo do referido plano e atuar na elaboração, compatibilização e montagem do documento final.

PSU 00211.0047.002

SUDAM ; OEA ; PROVAM . Roteiro metodológico para elaboração do plano de desenvolvimento da Amazônia. Belém, 1990. 37 p.

Documento preliminar que propõe uma metodologia geral do trabalho de planejamento na região amazônica, a fim de orientar a discussão e organizar as ideias dos participantes do processo de elaboração do Plano de Desenvolvimento da Amazônia para o período de de 1990/1994.

PSU 00211.0047.003

SUDAM ; OEA ; PROVAM . Elementos para o plano de desenvolvimento da Amazônia: análise diagnóstica e prognostica e estratégia geral – versão preliminar. Belém, 1990. 128 p.

Documento que constitui uma primeira versão dos elementos centrais do Plano de Desenvolvimento da Amazônia que deverão compor os capítulos iniciais e constituem o referencial de partida da estratégia de desenvolvimento regional. Foi produzido com o objetivo de organizar a discussão para definição final da estratégia e, ao mesmo tempo, orientar o esforço técnico dos diferentes grupos técnicos e das secretarias de planejamento dos Estados envolvidos na formulação do PDA.

PSU 00211.0047.004

SUDAM ; OEA ; PROVAM . Elaboração do plano de desenvolvimento da Amazônia: estudo – proposta de política institucional. Belém, 1990. (Documento para discussão).

O Presente texto foi escrito como base de discussão sobre o aspecto institucional do futuro Plano de Desenvolvimento da Amazônia (Proj. SUDAM/OEA). O texto está concebido segundo uma linha de raciocínio que se apoia, basicamente, nos parâmetros constitucionais em vigor. A partir dai procura indicar os caminhos que deverão ser percorridos para institucionalizar um sistema integrado de planejamento da Amazônia, dentro do qual se inserira a nova SUDAM. O Texto apresenta ainda, um apêndice contendo o "Estatuto Constitucional Regional Amazônico - ECRAM".

PSU 00211.0047.005

SUDAM ; OEA ; PROVAM . Elaboração do plano de desenvolvimento da Amazônia: estudo – evolução recente da Amazônia. Belém, 1990.68 p. (Documento para discussão).

Documento que trata sobre a evolução econômica recente da Amazônia que está desdobrado em três itens principais: o contexto mais geral no qual se deu esta evolução da economia da região, a dinâmica e as transformações econômicas da Amazônia e os impactos sociais e ambientais decorrentes das referidas mudanças. Na parte final são apresentadas algumas considerações adicionais.

PSU 00211.0047.006

SUDAM ; OEA ; PROVAM . Elaboração do plano de desenvolvimento da Amazônia: estudo – proposta de política antropológica (Amazônia: homem e natureza). Beém, 1990. 19 p. (Documento para discussão).

Documento que trata sobre as bases da estrutura produtiva anterior a ocupação da Amazônia, raízes e o modelo da ocupação recente.

PSU 00211.0047.007

SUDAM ; OEA ; PROVAM . Elaboração do plano de desenvolvimento da Amazônia: estudo – politica ambiental para a Amazônia. Belém, 1990. 30 p. (Documento para discussão).

Documento que trata sobre a política ambiental para a Amazônia dividida nos seguintes tópicos: características ambientais; o contexto atual; meio ambiente e desenvolvimento; problemas ambientais, planejamento e zoneamento; a ciência, a tecnologia e o meio ambiente; a produção do conhecimento cientifico; a utilização do conhecimento; o quadro institucional de controle ambiental; a situação na Amazônia; licenciamento e o controle ambiental.

PSU 00211.0047.008

SUDAM ; OEA ; PROVAM . Elaboração do plano de desenvolvimento da Amazônia. Belém, 1990. 19 p.

Documento que tem por objetivo definir os contornos básicos de uma política econômica espacial com vistas a concepção, ora em andamento, na Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM), do Plano de Desenvolvimento da Amazônia (PDA)

PSU 00211.0048.001

SUDAM ; OEA ; PROVAM . Termo de referência para elaboração do estudo “o aproveitamento integrado das principais bacias hidrográficas da Amazônia como estratégia espacial de desenvolvimento regional. Belém, 1990.

Termo de referência para elaboração do estudo "aproveitamento integrado das principais bacias hidrográficas da Amazônia como estratégia espacial do desenvolvimento regional"

PSU 00211.0048.002

SUDAM ; OEA ; PROVAM . O Aproveitamento integrado das principais bacias hidrográficas da Amazônia como estratégia espacial de desenvolvimento regional. Belém, 1990. 7 v.

Estudo dividido em sete capítulos a fim de subsidiar estratégias espaciais de desenvolvimento regional para o aproveitamento integrado das principais bacias hidrográficas da Amazônia:

v.1 - A Questão teórica da regionalização; v.2 Análise histórica da ocupação regional; v.3 - A Experiência de planejamento e desenvolvimento regional da Amazônia; v.4 - A importância da Amazônia nos cenários nacional e mundial; v.5 - O Planejamento do desenvolvimento regional e a nova ordem institucional; v.6 - Redefinição das estratégias espaciais de desenvolvimento; v.7 - A Estratégia espacial de desenvolvimento integrado das principais bacias hidrográficas da Amazônia

PSU 00211.0053.002

SUDAM ; OEA ; PROVAM . PROVAM: programação tecnico/financeira – jan./jun. 1991. Belém, 1990.

Programação das atividades desenvolvidas ou à serem desenvolvidas pelo Programa de Estudos e Pesquisas dos Vales Amazônicos em conformidade com os objetivos estabelecidos pelo Governo Brasileiro e a Secretaria Geral da OEA.

PSU 00370

SUDAM; IBAMA. Alteração da cobertura vegetal natural do Estado do Amazonas: relatório técnico. Belém, 1990. 99 p.

Este trabalho foi realizado com o objetivo de fornecer dados mais recentes da alteração da cobertura vegetal natural do Estado do Amazonas, visto que os últimos dados datavam de 1978, executado pelo Centro de Sensoriamento Remoto do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis e Centro de Hidroclimatologia e Sensoriamento Remoto da Amazônia, da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia.

PSU 00372

SUDAM; IDESP. Avaliação das intervenções do poder público na questão habitacional no Pará. Belém, 1990. 101 p. (Relatório de Pesquisa, 18).

Em 1990, o deficit habitacional nas zonas urbanas paraenses já somavam mais 380 mil unidades. Desse total, cerca de 3000 mil referia-se a demanda de uma população cuja renda familiar se situava na faixa de até cinco salários mínimos.Preocupado com esse quadro e visando apresentar subsídios para formulação de políticas públicas que superem as dificuldades enfrentadas ate o presente, o Instituto do Desenvolvimento Econômico Social do Pará (IDESP) firmou um convênio com a Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM), para elaborar o presente estudo, cujo objetivo é avaliar as politicas habitacionais implementadas no Pará, bom como suas repercussões no tocante à minimização do déficit de moradia nas zonas urbanas estaduais.

PSU 00433.0004.002

SUDAM. Avaliação do I PDA/NR e recomendações para o processo de planejamento na Região Amazônica: relatório final. Belém, 1990. 59 p.

Documento resultado de consultas técnicas sobre o processo de elaboração, execução, efeitos e impactos do I Plano de Desenvolvimento da Amazônia Nova República. Faz parte da memória técnica deste trablho a seguinte documentação: relatório parcial 1 – sistematização das entrevistas com a comissão de elaboração do I PDA/NR; relatório parcial 2 - sistematização das entrevistas com a equipe técnica da SUDAM; relatório parcial 3 sistematização das entrevistas com as unidades federadas da Amazônia; Coleção dos relatórios por unidade federada; Coleção das entrevistas realizadas.

PSU 00530

SUDAM; PARATUR. Potencialidades turísticas do Estado do Pará: fatores impeditivos ao seu aproveitamento. Belém, 1990. 202 p.

O Presente estudo é resultado da necessidade de se identificar os diversos aspectos que compõem a estrutura da oferta turística do Estado do Pará, verificando os obstáculos que têm dificultado o seu aproveitamento. Na concepção deste trabalho está presente o pressuposto de que o incremento do turismo regional não pode pode prescindir da identificação dos elementos que atuam na formação do produto. Antes de se desenvolver qualquer ação mercadológica ou de propor uma política adequada, há que se conhecer, em pormenores, os itens e mecanismos que dão formato à oferta turística.

PSU 00782.0004.002

SUDAM. Avaliação da política de investimentos do FINAM na Amazôna Legal. Belém, 1990. 135 p.

Relatório que sintetiza os resultados da avaliação da politica de investimentos do FINAM, realizada pela SUDAM, a partir de uma pesquisa de arquivo e campo no período de 1986 e 1988 em 958 projetos aprovados para colaboração financeira, no marco referencial de 1985. A avaliação está dividida em módulos que aborda os efeitos e impactos econômicos, sociais, ambientais e tributários que os projetos do FINAM causaram na região. O estudo serve para o debate a cerca dos incentivos no Brasil, particularmente o FINAM.

PSU 00793

SUDAM; IDESP. Belém: estudo ambiental do estuário guajarini. Belém, 1990. 152 p. (Relatório de Pesquisa, 17).

Este relatório de pesquisa tem como objetivo detectar os pontos criticos de poluição ambiental no Estuário Guajarino, na expectativa de provocar uma conscientização geral do problema das agressões ao ecossitema e caracterizando a urgência de possiveis alterações no panorama urbano da orla. Além disso, subsidiar o disciplinamento no uso e ocupação do solo urbano, visando a preservação das reservas ecológicas restantes na área. A pesquisa foi executada no período de abril a outubro de 1989, englobando principalmente, a região marginal ao Rio Guamá, desde a área institucional daUFPA, transcorrendo ao longo da Baía do Guajará, até Icoaraci, às praias da Ilha de Caratateua e Ilha de Mosqueiro, perfazendo cerca de 40 Km.

PSU 00984

SUDAM. Detalhamento construtivo de usina piloto destilação seca de resíduos florestais. Belém, 1990.

Consciente da necessidade de adequar a produção de carvão a realidade amazônica, a SUDAM, estuda a implantação de uma usina piloto de destilação seca de resíduos florestais na qual se comprove a viabilidade de sistemas de produção alternativos à ser implantada a partir de uma bateria composta por quatro fornos de alvenaria, que possibilitarão efetuar a condensação de voláteis e o reciclo dos gases não condensáveis. Este documento apresenta elementos técnicos que possibilitarão construir e implantar os sistemas integrantes, inclusive o sistema de instrumentação e normas de operação para operação experimental de usina. Apresenta ainda um cronograma de implantação e um orçãmento geral para implantação e operação experimental da usina piloto.

registrado em:
Fim do conteúdo da página