Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Home
Início do conteúdo da página
Artigos

Sudam Participa de Projeto de Eficiência Energética

  • Escrito por Estagiário ASCOM
  • Criado: Quarta, 17 de Agosto de 2016, 15h38
  • Publicado: Quarta, 17 de Agosto de 2016, 15h38
  • Última atualização em Quinta, 18 de Agosto de 2016, 10h03

Com intuito de apresentar as atuais práticas de consumo elétrico adotadas pela Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia, ocorreu na manhã do último dia 8, na sede da Sudam, uma reunião com os consultores da empresa Mitsidi Projetos, representando o Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS), responsável pela execução do projeto PNUD BRA/09/G31 – “Transformação do Mercado de Eficiência Energética no Brasil” promovido pelo Ministério do Meio Ambiente em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).


O projeto tem a finalidade de identificar entre os prédios públicos qual a média de consumo de energia elétrica, assim como, as formas mais eficientes na utilização do uso da energia, proporcionar um melhor direcionamento no consumo e em emissões de poluentes no setor público. Com o auxílio do Benchmarking de Prédios Públicos, ferramenta utilizada mundialmente para levantar dados e criar um referencial único de consumo de energia de edifícios, será possível identificar as melhores práticas a serem adotadas, permitindo alcançar resultados concretos. A Sudam está entre as 20 Instituições selecionadas em todo Brasil e que atendem aos critérios do projeto, sendo a única na região norte. 

O engenheiro eletricista da Sudam, André Morais, responsável por esta ação ressaltou que a instituição já vem realizando campanhas periódicas e explicou a importância desse projeto. “Como parte do projeto, foram instalados medidores inteligentes que acompanham em tempo real o consumo de energia da Sudam. Com isso, será possível avaliar se nossas ações de redução de energia vão ao encontro da finalidade proposta pelo Ministério do Meio Ambiente” afirmou Morais. 

A Empresa responsável pelo projeto tem até novembro, deste ano, para apresentar às Instituições selecionadas, as informações coletadas pelos medidores. Com isso, será possível embasar as ações de otimização do consumo de energia tornando-as mais eficientes e sustentáveis.

 

Matéria: Luana Moraes

Fotos: Luana Moraes e Geovani Luz

Publicação: 17/08/16

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página