Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Home
Início do conteúdo da página
Artigos

Sudam participa da 1ª Reunião do comitê Gestor do Programa Abrace o Marajó

  • Escrito por Estagiário ASCOM
  • Criado: Quarta, 04 de Março de 2020, 16h30
  • Publicado: Quarta, 04 de Março de 2020, 16h30
  • Última atualização em Quinta, 05 de Março de 2020, 10h39

O PRDA foi apresentado durante o encontro

Na manhã desta quarta-feira, 04, a Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) participou da 1ª Reunião do Comitê Gestor do Programa Abrace o Marajó, no Palácio do Planalto, em Brasília. O encontro teve como objetivo debater as ações do programa que irá oferta serviços públicos e desenvolvimento econômico na região da Ilha do Marajó, no Pará. O Plano Regional do Desenvolvimento da Amazônia – PRDA, foi apresentado ao comitê.

A abertura foi realizada pela Ministra de Estado da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), Damares Alves, com participação de representações da Casa Civil, da Secretaria Executiva do MMFDH, do Secretário de Estado do Marajó e outras autoridades.

Para o superintendente da Sudam, Paulo Roberto Correia, a participação da autarquia no comitê é de extrema importância. "Estamos felizes com o entusiasmo de todos para o desenvolvimento do Marajó. Reforçamos nossos laços com a Ministra Damares e pedimos apoio nas articulações. Apresentamos o PRDA e explicamos a importância do plano para a região, assim como toda a nossa atuação", contou.

O Plano Regional de Desenvolvimento da Amazônia – PRDA, elaborado para o período de 2020-2023, conforme a Lei Complementar nº 124, de 3 de janeiro de 2007, é um instrumento de planejamento norteador das intervenções públicas na Amazônia, com o objetivo de reduzir as desigualdades regionais. Tendo como fundamento o art. 3º, da Constituição de 1988, que explicita os objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil, mais especificamente, “erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais”, e ainda, os preceitos contidos na Política Nacional de Desenvolvimento Regional-PNDR, o PRDA vislumbra o desenvolvimento responsável com alto valor agregado, com coesão econômica e social. 

Conheça os objetivos específicos do Programa Abrace o Marajó:

I - contribuir para melhoria dos indicadores de educação, de saúde, de segurança e de renda;

II - auxiliar na ampliação e no aumento da qualidade dos serviços públicos prestados;

III - cooperar para a redução dos índices de violação de direitos da família, da mulher, da criança e do adolescente, do jovem, da pessoa idosa, da pessoa com deficiência, dos povos indígenas e das comunidades tradicionais;

IV - contribuir para o fortalecimento dos vínculos familiares intergeracionais;

V - fomentar a atuação da sociedade civil e do setor privado nos Municípios que compõem o Arquipélago do Marajó; e

VI - contribuir para a sustentabilidade das políticas públicas e dos programas implementados nos Municípios que compõem o Arquipélago do Marajó.

registrado em:
Fim do conteúdo da página