Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Home
Início do conteúdo da página
Artigos

Lançamento da segunda fase do Programa Abrace o Marajó

  • Escrito por Estagiário ASCOM
  • Criado: Quarta, 04 de Março de 2020, 14h36
  • Publicado: Quarta, 04 de Março de 2020, 14h36
  • Última atualização em Quinta, 05 de Março de 2020, 10h48

A Sudam, representada pelo superintendente Paulo Roberto Correia, esteve no lançamento da segunda fase do programa Abrace o Marajó, nesta terça-feira, 03. O evento contou participação do presidente Jair Bolsonaro e a ministra Damares Alves, da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

O Abrace o Marajó, idealizado pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, articula uma série de ações com diferentes órgãos federais, do estado e dos municípios para melhorar os serviços públicos e fomentar o desenvolvimento econômico e social da região. O arquipélago inclui o município com pior IDH do Brasil: Melgaço. Mais sete dos 16 municípios que compõe a região estão na lista dos 50 piores IDHs do país: Chaves, Bagre, Portel, Anajás, Afuá, Curralinho e Breves.

Entre os grandes problemas do Marajó estão os altos índices de exploração sexual e violência contra crianças e adolescentes, além da miséria e desemprego. Segundo dados oficiais, cerca de 5 mil pessoas possuem emprego com carteira assinada na região, para uma população total de mais de 530 mil habitantes.

"A Sudam nos auxiliará na construção e implementação de planos e ação, assertivos e efetivos para a transformação que o Marajó tanto precisa", contou Damares

Na primeira fase de implementação do programa, no segundo semestre do ano passado, foram realizados atendimentos médicos e jurídicos, além de audiências públicas, palestras sobre violência doméstica e exploração sexual infantil. A segunda fase do programa inclui medidas para melhorar a oferta de serviços públicos na região, além do desenvolvimento econômico.

Ainda na terça, o superintendente da Sudam visitou a exposição “Mostra do Artesanato Acreano - Feira das Tribos: Uma viagem ao Acre” com obras de artesãos acreanos e produtos indígenas. De acordo com a senadora Mailza, a exposição é uma forma de mostrar o protagonismo do Acre no artesanato que já é conhecido no mundo inteiro e inclusive, já esteve no tapete vermelho do Oscar. A senadora em parceria com o Sebrae/Acre, promove de 3 a 6 de março no Senado Federal, em Brasília.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página