Parceria entre Sudam e Embrapa contribui para a produção de frutos no Pará
Com o intuito de contribuir de forma efetiva para a produção de frutos no Pará, representantes da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) e Embrapa Amazônia Oriental, estiveram reunidos, na manhã da última quarta-feira, 05, para definir mais uma etapa de execução das pesquisas do manejo do bacuri.
“O fruto do bacuri é um dos produtos da biodiversidade que tem um grande potencial em termo de expansão e atende muito o público de pequenos produtores, com foco no nordeste do Pará. A Sudam está dando o apoio de como cumprir os requisitos do projeto para que seja proveitoso essa pesquisa na Amazônia”, destacou Alfredo homma, Pesquisador da Embrapa.
A parceria começou em 2019 para acompanhar e analisar o aumento das áreas manejadas de bacurizeiros e o plantio efetuado por pequenos e médios produtores nas regiões do nordeste paraense e Marajó, transformando em pomares produtivos mediante as técnicas de manejo com o desenvolvimento de protótipos, aumentando a produtividade, melhorando a mão de obra e higiene da poupa.
“Nessa reunião, foi apresentando o que eles conseguiram fazer com os recursos repassados no ano passado [2019] e já começando a discutir a continuidade do projeto com testes do protótipo e cursos para os produtores. O que é legal deste projeto, é que ele foi desenvolvido tanto pela Embrapa como pela Sudam, em conjunto com a troca de ideias”, explicou Taciane Oliveira, bióloga da Sudam.
O próximo passo e fechar as ideias e adicionar as ações que ainda precisam ser executadas antes do fim da safra, que fecha em abril deste ano.
Redes Sociais