Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Home
Início do conteúdo da página
Artigos

Rota da Biodiversidade: Oficina de prospecção é realizada em Manaus

  • Escrito por Estagiário ASCOM
  • Criado: Quarta, 13 de Novembro de 2019, 17h17
  • Publicado: Quarta, 13 de Novembro de 2019, 17h17
  • Última atualização em Quarta, 13 de Novembro de 2019, 17h19

Durante os dias 4 e 5 de Novembro, foi realizada em Manaus, a 1ª Oficina de Planejamento Estratégico do Polo Manaus Amazônia da Rota da Biodiversidade. A dinâmica aconteceu no auditório da Escola Superior de Tecnologia (EST/UEA).

A iniciativa tem como objetivo promover o desenvolvimento regional e a inclusão produtiva por meio da estruturação da cadeia de produção da biodiversidade. Neste contexto, estão inseridas a manufatura de produtos como fitoterápicos, fitofármacos e biocosméticos, por exemplo.

Durante a oficina, foi definida a abrangência territorial do Polo e elaborada uma carteira de projetos por meio da definição de intervenções prioritárias para a estruturação das atividades. Além disso, foram designados os responsáveis pela elaboração das propostas e os potenciais financiadores.

“A Rota da Biodiversidade busca o desenvolvimento de novos negócios e produtos, utilizando a biodiversidade brasileira para a indústria bioquímica e o fortalecimento da indústria de cosméticos, que já usam esses insumos como elemento para a produção. Nosso objetivo é fortalecer a cadeia de fornecimento de insumos para esse setor da economia”, destacou o coordenador-geral de Sistemas Produtivos e Inovativos da Secretaria Nacional de Desenvolvimento Regional e Urbano (SDRU), Vitarque Coelho.

Existem hoje nove tipos de Rotas em atuação no País: do Açaí; da Biodiversidade; do Cacau; do Cordeiro; da Economia Circular; do Leite; do Mel; do Peixe; e da Tecnologia da Informação. As unidades estão espalhadas pelas cinco regiões brasileiras.

No evento, a Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) foi representada pelo coordenador-geral da Coordenação Geral de Elaboração de Programas e Projetos Especiais (COGPE), Elton Farage, e coordenador-geral substituto, Luis Eduardo Monteiro. Durante a oficina, foram apresentadas as missões, competências e ações  da autarquia. Além da Oficina da Rota da Biodiversidade, os representantes da Sudam ainda tiveram cinco agendas com representantes de outras entidades locais.

“A participação da Sudam nesses eventos e demais agendas, é importante para que aumente a visibilidade das ações da autarquia e tudo que ela já vem promovendo dentro dos estados. Temos um leque de atuação com os instrumentos de ações em favor, desde o pequeno ao grande empresário”, contou Luis Eduardo, que ainda destaca a importância de  firmar novas parcerias e instalar rotas em colaboração com o Ministério de Desenvolvimento Regional, para que a autarquia seja ainda mais reconhecida dentro do território de atuação como um todo, seja um apoio institucional, articulações e financeiramente, garantindo o fortalecimento das cadeias produtivas da biodiversidade na região.  

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página