Sudam realiza conferência sobre convênios em Tocantins
Gerentes Municipais de Convênios, Arquitetos e Engenheiros dos Municípios tocantinenses participaram nos dias 25 a 27 da capacitação sobre convênios e projetos firmados com a Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), durante a Conferência Regional: Boas Práticas em Convênios, realizada na Universidade Federal do Tocantins (UFT). O evento contou com a presença de técnicos da SUDAM, que ministraram oficina aos agentes municipais.
O evento é idealizado pela Sudam, tendo o apoio operacional no Tocantins da Associação Tocantinense de Municípios (ATM) e da UFT, por meio do Instituto de Atenção às Cidades (IAC). De caráter técnico, a conferência foi realizada em laboratório de informática da Universidade, onde os participantes tiveram acesso às plataformas e sistemas utilizados atualmente para a celebração de convênios entre Municípios e Superintendência. O objetivo é fortalecer a capacidade das prefeituras de executar os recursos federais descentralizados.
Tocantins é o estado da Amazônia Legal com maior número de convênios com a Superintendência. Durante o período de 2015 -2018 foram firmados 229 convênios com 112 municípios tocantinenses, somando mais de R$ 170 milhões em valor de repasse. A Sudam identificou que muitas prefeituras de TO apresentam dificuldades na hora de firmar e executar as parcerias. De acordo com a ATM “a maioria das prefeituras elaboram seus convênios seguindo a sistemática da Caixa Econômica Federal, quando que para os convênios com a SUDAM é preciso executar outra sistemática. A conferência traz a oportunidade dos técnicos municipais tirarem suas dúvidas, para que assim favoreça o avanço dos processos”, disse o presidente da ATM e prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano.
A Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia enviou para o treinamento dois engenheiros civis Gabriel Kajiya e Odilon Medeiros, o coordenador geral de convênios, Roberto Barbosa e o Chefe da Divisão de Relações Institucionais da SUDAM, Fernando Ramos, que foram os responsáveis pela capacitação dos agentes municipais “Não queremos apenas executar convênios e recursos, queremos executar com qualidades e por isso é de extrema importância a realização desse evento”, disse Ramos.
Na conferência, os participantes foram treinados para operacionalizar a Plataforma Mais Brasil, que recentemente substituiu o SICONV, sistemas que permitem os trâmites para a realização dos convênios. Além disso, os presentes foram orientados sobre os aspectos técnicos que regem os projetos de engenharia solicitados pela SUDAM.
Ascom Sudam com informações da ATM
Redes Sociais