Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Home
Início do conteúdo da página
Artigos

Oficina do Desenvolvimento Sustentável é realizada no Pará

  • Escrito por Estagiário ASCOM
  • Criado: Sexta, 23 de Agosto de 2019, 10h11
  • Publicado: Sexta, 23 de Agosto de 2019, 10h11
  • Última atualização em Sexta, 23 de Agosto de 2019, 13h28

Representantes da Sudam e Famep na abertura das oficinas

Nos dias 21 e 22 de agosto, Belém recebeu a 11ª oficina de capacitação da Parceria pelo Desenvolvimento Sustentável, firmada entre a Associação Brasileira dos Municípios (ABM) e a União Europeia. A oficina aconteceu na sede da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), com o apoio da Federação das Associações de Municípios do Pará (Famep). Cerca de 100 pessoas participaram do evento.

As oficinas vêm ocorrendo desde 2017 em diversas cidades brasileiras, sempre reunindo grupos de vinte ou mais municípios da região atendida. Ao todo, serão realizadas doze oficinas.

“A missão desse evento é importante e árdua. É tentar fazer um alinhamento de políticas pensando no desenvolvimento das cidades. A nossa região precisa muito desse comprometimento na elaboração e execução de suas políticas”, destacou a diretora de Planejamento e Articulação de Políticas da Sudam, Keila Rodrigues.

Auditório e salas de treinamento foram utilizadas nas oficinas

Segundo o coordenador-geral do projeto, Gilmar Dominici, as oficinas de capacitação têm contribuído decisivamente para que os municípios conheçam a agenda dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e Nova Agenda Urbana, formulada no âmbito da ONU. "São espaços que nos possibilitam socializar essa agenda com os municípios, de forma que eles possam utilizá-la como ferramenta no seu planejamento e para responder aos seus principais desafios", afirma Gilmar.

A Secretária de Meio Ambiente de Rondon do Pará, Márcia Azevedo, destacou as informações adquiridas para o seu município. “Essa oficina nos permitiu adquirir conhecimentos mais amplos sobre o que são as ODS. Aqui aprendemos a vincular as atividades que já realizamos em nosso município aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”, afirmou.

Eduardo Tadeu, da ABM, entrega certificados aos participantes 

A Parceria pelo Desenvolvimento Sustentável é uma das principais iniciativas na divulgação dos ODS junto aos municípios brasileiros. Já foram alcançadas 256 cidades, com mais de 500 gestores (as) capacitados. A meta é atingir 300 cidades e 600 gestores (as). O projeto conta ainda com o "Observatório de Políticas Públicas com foco nos ODS e Nova Agenda Urbana", onde serão encontradas experiências de governos municipais relacionadas a essas agendas.

registrado em:
Fim do conteúdo da página