Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Home
Início do conteúdo da página
Artigos

FNO-Itinerante: ações levam conhecimento sobre o fundo

  • Escrito por Estagiário ASCOM
  • Criado: Sexta, 16 de Agosto de 2019, 11h39
  • Publicado: Sexta, 16 de Agosto de 2019, 11h39
  • Última atualização em Sexta, 16 de Agosto de 2019, 15h16

Apresentar e disseminar as várias possibilidades de crédito proveniente do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO); gerar oportunidade de renegociação para clientes inadimplentes e aproximar as duas principais instituições de desenvolvimento da região, Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) e Banco da Amazônia (Basa), da população local são os principais objetivos do FNO-Itinerante.

Conheça as ações itinerantes do FNO, realizadas em junho e julho nos municípios: São Domingos do Araguaia/PA, Taipas do Tocantins/TO, Santa Rosa do Purus/AC e Itapiranga/AM:

São Domingos do Araguaia

Realizado na Câmara Legislativa de São Domingos do Araguaia, as ações do FNO-Itinerante foram desenvolvidas com a participação do economista da Coordenação Geral de Avaliação de Fundos e Incentivos Fiscais da Sudam, Kleber Mourão. O objetivo da participação foi identificar as potencialidade e dificuldades para a operacionalização do FNO no município e seu entorno, melhorando as aplicações do fundo na região.      

 

Taipas do Tocantins

A oficina contou com a presença dos representantes da Sudam, Benedito Caldas e João Nepomuceno, Equipe do BASA, representantes da Prefeitura e da Câmara Municipal do município e membros da comunidade local.

As explanações do evento trataram sobre as atividades do Banco da Amazônia no Estado do Tocantins tais como aplicação de recursos, atividades beneficiadas e apresentação do Fundo Constitucional do Norte – FNO como a principal fonte de recursos financeiros estáveis para o crédito de fomento da Região Norte e um dos principais instrumentos econômico-financeiros de execução da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR), elaborada pelo Ministério da Integração Nacional.

De acordo com os representantes da Sudam, o município de Taipas do Tocantins demonstra potencial para o crescimento e o desenvolvimento do comércio e agricultura, principalmente para a produção pecuária.

Santa Rosa do Purus

Membros do município receberam as ações do FNO-Itinerante e tiveram contato sobre a operacionalidade do FNO, suas linhas de créditos, condições de negociações, com especial atenção para a necessidade de alavancar as contratações do Fundo em Santa Rosa do Purus. O evento contou com a presença do gerente do Banco da Amazônia, Antônio Edemilson, que ainda destacou o Microcrédito Orientado – PNMPO como uma alternativa aos empreendedores informais e da facilidade de contratação desse tipo de crédito.

O representante da Sudam, Benedito Caldas, explicou o trabalho da autarquia na Amazônia Legal e sua atuação em relação aos instrumentos de desenvolvimento regional. Apresentou o FNO, o FDA e os Incentivos Fiscais. Falou também da importância dos Convênios realizados com os municípios, destacando a existência de três convênios realizados com Santa Rosa nos últimos três anos.

Itapiranga

O evento foi realizado no Ginásio de Esportes da cidade, com a presença da prefeita Denise Lima, do coordenador-geral de Elaboração e Avaliação dos Planos de Desenvolvimento da Sudam, Flávio Blanco e de representantes do Basa.

O encontro demonstrou que as ações do FNO-Itinerante são extremamente positivas para a operacionalização do Fundo em Itapiranga/AM, possibilitou a apresentação das linhas de financiamento ao público presente e esclareceu dúvidas, gerando interesses por crédito.

Fundo Constitucional do Norte (FNO)

Tem o objetivo de contribuir para a promoção do desenvolvimento econômico e social da região, através de programas de financiamento aos setores produtivos privados. Como instituição de desenvolvimento regional, a Sudam é responsável pela definição das diretrizes e prioridades de aplicação dos recursos do FNO, de acordo com a Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR) e o Plano Regional de Desenvolvimento da Amazônia (PRDA).

registrado em:
Fim do conteúdo da página