Semana Estadual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento é realizada na Sudam
Entre os dias 24 e 27 de junho, a Semana Estadual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento promoveu debates para centenas de participantes com o objetivo de promover, incentivar e divulgar atividades de ciência, tecnologia e inovação. Na Sudam, as palestras giraram em torno dos temas inovação e empreendedorismo.
Na Sudam, as palestras abordaram os temas inovação e empreendedorismo. Com o papel de promover o desenvolvimento regional e mudar a realidade da população local, a Superintendência viu no evento a oportunidade de estimular a sociedade no sentido de discutir a importância da tríade CT&I para o setor produtivo da região amazônica.
Para a diretora de Planejamento e Articulação de Políticas da Sudam, o evento faz parte do compromisso da autarquia com o desenvolvimento. “A Sudam tem essa responsabilidade de promover desenvolvimento, inovação e tecnologia e mudar a realidade da região. Aqui estamos internalizando a importância desse assunto para o setor produtivo”, contou.
Nos quatro dias de evento, um amplo leque de discussões que passaram pela legislação e seus reflexos nos Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs), valoração de produtos e processos, cadeias produtivas regionais, uso da tecnologia na segurança pública, tecnologias sociais e implantação de uma rede de Agentes Municipais de Inovação (AMI). A Sudam teve participação no dia 27 com palestras organizadas para debater temas como empreendedorismo, inovação, fomento e desafios de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento.
O coordenador Geral de Inclusão Social e Desenvolvimento Sustentável da Sudam, Paulo Contente, explicou a importância da participação da Sudam na programação. “As palestras foram coordenadas pela Sudam, com o objetivo de aproximar a sociedade da Ciência e Tecnologia, ou seja, fazer com que a sociedade enxergue e entenda mais sobre inovação tecnológica. Isso gera aproximação do setor produtivo, estudantes e empresários”, destacou.
O evento, que começou no dia 24 até o dia 27, foi realizado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet) em parceria com a Rede de Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) do Estado do Pará, a Universidade do Estado do Pará (Uepa), o Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá), o Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae no Pará), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural no Pará (Senar/PA), a Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) e o gabinete do deputado estadual Dirceu Ten Caten, autor da lei nº 8.841, de 8 de abril de 2019, que institui a Semana.
por Ascom Sudam
Redes Sociais