Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Home
Início do conteúdo da página
Artigos

Audiência pública da CINDRA trata sobre ações e programas para a região Norte

  • Escrito por Estagiário ASCOM
  • Criado: Quinta, 13 de Junho de 2019, 09h04
  • Publicado: Quinta, 13 de Junho de 2019, 09h04
  • Última atualização em Quinta, 13 de Junho de 2019, 17h17

Na última quarta-feira, 12, a Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM) esteve participando de audiência pública da Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e Amazônia (CINDRA) da Câmara dos Deputados, em Brasília. O encontro tratou sobre as ações e programas do Banco da Amazônia - BASA na Região Norte, com participação da SUDAM e da Secretaria Nacional de Desenvolvimento Regional, do Ministério de Desenvolvimento Regional - MDR.

“Nós, da CINDRA também interessados no desenvolvimento regional e na integração nacional temos o maior interesse em tirar todas as dúvidas sobre o que o Basa pretende executar, assim como o MDR e a Sudam, que é um instrumento valioso no processo de desenvolvimento da região amazônica”, explicou o Deputado Átila Lins (PP/AM), autor do requerimento da audiência.

Valdecir José de Souza Tose, Presidente do Banco da Amazônia-BASA, Paulo Roberto Correia da Silva, Superintendente da Superintendência da Sudam e Adriana Melo Alves, Secretária Nac. de Desenv. Regional e Urbano, do MDR, foram os convidados para o debate amplo sobre as perspectivas, projetos e ações para o desenvolvimento da Amazônia.

Tose apresentou as ações do Basa e ressaltou a importância do Fundo Constitucional do Norte (FNO) para a Amazônia. “Um dos objetivos do Basa e do FNO é mudar o IDH da região. Na composição da economia, a região Norte, tem uma dependência muito maior do governo e do agronegócio do que as outras regiões. Por isso reforça a necessidade de termos um instrumento especial para essas regiões e um banco regional de desenvolvimento” destacou.

O superintendente da Sudam explicou a participação da autarquia e aproveitou o encontro para ressaltar a importância do parlamento para as ações. “A superintendência tem muitas pautas para a região. Temos muitas propostas, mas precisamos do parlamento que precisa estar ao lado do Banco da Amazônia e da Sudam para que esses recursos possam ser utilizados para a região amazônica”, explicou.

CINDRA - À Cindra compete opinar sobre proposições pertinentes aos assuntos relativos à região amazônica, especialmente integração regional e limites legais, valorização econômica, planos regionais de desenvolvimento econômico e social, entre outros. O encontro foi transmitido ao vivo pelo site da Câmara dos Deputados e a audiência pública fica disponível no Youtube.

Agenda Brasília -  O superintendente da Sudam, também foi recebido pelos Senadores Jayme Campos (MT) e Confúcio Moura (RO), para tratar sobre convênios provenientes de Emendas Parlamentares em andamento no estado do Mato Grosso e Rondônia. Os encontros foram realizados no Senado Federal.

por Ascom Sudam 

registrado em:
Fim do conteúdo da página