Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Home
Início do conteúdo da página
Artigos

Responsabilidade Socioambiental é tema de Feira & Palestra na Sudam

  • Escrito por Estagiário ASCOM
  • Criado: Terça, 04 de Junho de 2019, 17h09
  • Publicado: Terça, 04 de Junho de 2019, 17h09
  • Última atualização em Quarta, 05 de Junho de 2019, 10h52

Nesta terça-feira, 4 de junho, a Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) realizou uma programação especial voltada ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Palestras sobre Responsabilidade Socioambiental e uma Feira com exposição e comercialização de artesanatos produzidos inteiramente de materiais sustentáveis foram as principais atrações do evento.

As palestras trataram sobre empreendedorismo de forma sustentável, com a participação do analista do SEBRAE, Miguel Pantoja, e a experiência em empreendimentos do Prof. Mário Carvalho, que abordou o tema Criatividade com toque amazônico. “É importante abrir a discussão com a comunidade para falar de sustentabilidade de maneira prática, falando da realidade que é empreender e a realidade das empresas que tentam trabalhar com a pegada sustentável. Precisamos desses espaços para fazer essas discussões. Aqui foi uma oportunidade  importante para abrir o diálogo e quem sabe outras chances de negócios, parcerias com outros empreendedores, divulgadores e consumidores dos nossos produto”, comentou Carvalho.

Além das palestras, a feira de exposição trouxe uma variedade de produtos para a venda, como cestas feitas de jornal e blocos de notas decorados com folhas da árvore de cacau. A expositora Zanilma Rodrigues trouxe o seu negócio de Capanema. “Eu tive a ideia de reutilizar materiais, pois a obra-prima pode ser muito cara às vezes. Mesmo com pouco tempo de trabalho, já consigo fazer decorações de festa e artigos para presentes diferenciados. Nós aproveitamos essas feiras porque assim nós divulgamos o trabalho e ainda compartilhamos essa ideia com as outras pessoas”, destacou.

“Estamos neste ramo desde 2001 e fazemos embalagens de presentes com uma pegada amazônica de sustentabilidade e reaproveitamento da matéria prima. Trabalhamos com a folha de cacau desidratada, com miriti que é a madeira da Amazônia, e estamos desenvolvendo o saché de cheiro que usa a folha de cacau e o caroço de açaí como matéria prima”, afirmou Magali Santos, representante da Ornatos Embalagens na feira.

Compromisso com a sustentabilidade - A comissão do Plano de Logísticas Sustentáveis da Sudam foi a responsável pela organização do evento. “No dia 5 é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente e a Sudam, como uma autarquia responsável pelo desenvolvimento da Amazônia Legal, não poderia deixar de fora essa homenagem, com o tema Responsabilidade Socioambiental. Escolhemos o empreendedorismo sustentável, pois ‘o empreender’ está na veia do brasileiro e precisamos conceder informações para que o público entenda da melhor forma possível, com todas as orientações para que o empreendimento tenha uma vida útil e assim prospere”, explicou Vilmara Salgado, servidora membro da comissão.

por Ascom Sudam

registrado em:
Fim do conteúdo da página