Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Home
Início do conteúdo da página
Artigos

PRDA é entregue ao presidente da República

  • Escrito por Estagiário ASCOM
  • Criado: Quinta, 30 de Maio de 2019, 16h52
  • Publicado: Quinta, 30 de Maio de 2019, 16h52
  • Última atualização em Quinta, 30 de Maio de 2019, 17h23

Nesta quinta-feira, 30, o Ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, realizou a entrega do Plano Regional de Desenvolvimento da Amazônia (PRDA) ao presidente Jair Bolsonaro. O PRDA foi aprovado no último Conselho Deliberativo da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), sendo um instrumento de planejamento do desenvolvimento regional de referência que norteia as ações tanto das instituições públicas, quanto das políticas públicas na Amazônia.

A entrega foi realizada junto da assinatura da Nova Política Nacional de Desenvolvimento Regional – PNDR. A nova PNDR também pretende garantir mais eficiência aos investimentos públicos, inclusive melhor aplicabilidade dos recursos dos Fundos Constitucionais e de Desenvolvimento das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Uma das estratégias para isso é a aderência da Política com os Planos Regionais de Desenvolvimento da Amazônia (PRDA), do Centro-Oeste (PRDCO) e do Nordeste (PRDNE). O intuito é alinhar ações e programas para estimular o crescimento econômico e social das macrorregiões, além de fortalecer a atuação das superintendências regionais.

“Essa sinergia vai melhorar a atuação do poder público nos territórios. Vamos potencializar os investimentos estatais e ampliar os resultados das políticas públicas. Os Planos Regionais são explicitamente colocados como instrumentos de planejamento da PNDR e vão dar o rumo estratégico para o futuro dessas regiões. As Superintendências do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), do Nordeste (Sudene) e do Centro-Oeste (Sudeco) têm um papel importante nesse processo, pois vão ser a ponte de diálogo entre o Governo Federal e os estados para implementar os projetos”, destaca a secretária de Desenvolvimento Regional e Urbano do MDR, Adriana Melo.

A intenção do Governo Federal é enviar os documentos para aprovação do Congresso Nacional até meados de agosto. Com a medida, será a primeira vez, em 30 anos – desde a promulgação da Constituição Federal –, que os Planos serão avaliados pelos parlamentares em conjunto com o Plano Plurianual da União.

por Ascom Sudam com informações do MDR

registrado em:
Fim do conteúdo da página